Últimas notícias:

Loading...

Comida vegana: o que comer e como descomplicar no dia a dia

Comida vegana não é exatamente o que vendem por aí e pode ser muito mais simples e acessível do que você imagina

Por: O Fio de Azeite

Não é de hoje que o consumo de carne em todo o mundo está diminuindo. O estilo de vida vegetariano já é conhecido há algum tempo, mas algumas pessoas vão além e optam pela dieta vegana.

Além de não consumir carne, pessoas que aderem ao veganismo deixam também de comer e utilizar produtos de origem animal. Sendo assim, este hábito não tem relação apenas com a alimentação, mas segue todo uma mudança na vida de forma geral.

Ainda no foco da dieta, o veganismo exclui a ingestão de leites, ovos e derivados, além da carne. Para muitos, a alimentação pode ser restritiva e por isso deixa dúvidas de como deve ser feita.

Se você está pensando em aderir a esse estilo de alimentação, está no lugar certo. E para começar, veja a seguir como é baseada a dieta.

comida vegana
Crédito: AegeanBlue/istockHá inúmeras receitas para veganizar sua comida e te transportar para outros mundos de sabor

O que é comida vegana?

De modo geral, a dieta vegana baseia-se em alimentos de origem vegetal, excluindo insumos animais.

Quem é vegano não consome nada de origem animal, assim eliminando da alimentação carnes, laticínios, ovos e seus derivados. Até mesmo o mel é retirado da alimentação, por ser um item produzido pelas abelhas.

Embora pareça restritiva, já que muito do cardápio convencional é baseado em carnes e laticínios, não é.

Na dieta vegana você terá uma alimentação completa, mas sem itens de origem animal. E há inúmeras opções de frutas, verduras, sementes, cereais e verduras para incluir na alimentação.

Sendo assim, o cardápio é vasto, bastante variável e nutritivo.

comida-vegana
Crédito: Anna Kucher/istockAs opções para garantir sua comida vegana são variadíssimas, gostosas e nutritivas

Como repor a proteína na comida vegana?

O consumo de proteínas está amplamente relacionado à ingestão de carne. Por isso, existe a ideia errônea de que a dieta vegana é pobre no nutriente.

A verdade é que a dieta vegana não deixa faltar qualquer tipo de nutriente na alimentação. Mesmo havendo a ausência da carne, a proteína é encontrada em outros alimentos, só não de origem animal.

A proteína dá as caras no seu prato de outra forma. É o caso do cogumelo que é uma fonte bastante rica, sobretudo quando frescos.

Grãos e sementes também são ótimos substitutos da proteína animal e carregam não apenas este nutriente, como também muitos outros. Sementes de abóbora, chia e quinoa apresentam vitamina B e aminoácidos também.

O leite, outro item de origem animal e que é uma fonte de proteína, também é substituído na dieta vegana.

Neste caso, é comum o consumo de leite de amêndoas, castanhas, soja, aveia e diversas outras opções. Inclusive, eles podem ser preparados em casa.

O que comer de comida vegana?

O cardápio vegano pode ser bastante variado, afinal opções não faltam, basta apenas usar a criatividade.

Desta forma, saber o que incluir na alimentação para que não falte o necessário ao organismo é essencial.

Confira as opções no site O Fio de Azeite.

Compartilhe: