Queijo e Vinho em combinações surpreendentes

Clube de assinatura oferece todo mês queijo artesanal brasileiro, vinho exclusivo, embutido e geleia também artesanais

Por: Redação | Comunicar erro

Queijo e vinho! Só de escrever essas duas palavras meu paladar já é provocado por tal saborosa união. Mas como eu e outros tantos aficionados por essa dupla podemos decidir qual vinho é mais adequado para acompanhar um queijo, ou vice-versa? A resposta para irmos decifrando essa pergunta pode acontecer toda primeira semana de cada mês ao recebermos em casa uma caixa surpresa contendo queijo artesanal brasileiro, vinho exclusivo, embutido e geleia também artesanais.

Queijos e vinhos
Crédito: viramundo e mundoviradoQueijos e vinhos numa deliciosa surpresa para você

Essa é a proposta da ‘aTábua’, um clube de assinantes de queijos e vinhos que prioriza a origem e a qualidade dos produtos.

Queijo e vinho
Crédito: viramundo e mundoviradoAo lado de um bom vinho, o queijo é a chave para entrar no mundo das ligações saborosas

Uma coisa é certa: o queijo acentua o sabor do vinho. A confirmação vem de estudo feito por pesquisadores do Centro de Sabor e Comportamento Alimentar, em Dijon, na França, conforme recente artigo publicado no jornal “The Telegraph”. A pesquisa revela que o queijo realmente torna o paladar do vinho melhor, aumentando seu buquê e sabor frutado e melhorando a sensação de prazer de seus apreciadores.

Se pensarmos bem, nada de novo no front. O resultado da pesquisa só comprova que queijo e vinho se complementam bem, mas isso todo mundo já sabe, pois são servidos juntos há milhares de anos.

queijo e vinho
Crédito: viramundo e mundoviradoO queijo é coadjuvante ou protagonista?

Para os curadores da ‘aTábua’, porém, o relevante na montagem das caixas não é ficar obcecado com detalhes de harmonização, mas ter a lberdade para explorar combinações variadas. Como disse Eric Asimov, colunista de vinhos e queijos do New York Times: procurar a perfeição é desnecessário e, frequentemente, conduz a decepções. Procurar o bom em lugar do perfeito permite mais flexibilidade e diminui as inibições.

Mas de uma coisa os curadores da ‘aTábua’ não abrem a mão: sua íntima relação com os produtores de queijos, de embutidos e de geleias artesanais. A produção em menor escala permite a eles saberem exatamente de onde vem o leite, o tempo de amadurecimento, a atenção com a higiene, ou seja a certeza da procedência e a qualidade dos produtos. Enfim conhecem a alma de cada queijo enviado a seus clientes.

queijo e vinho
Crédito: viramundo e mundoviradoHappy cheese and wine day

E, agora como decidir qual vinho é mais adequado para acompanhar um queijo? Os connoisseurs sabem que isso não é um bicho-de-sete-cabeças, porque não existe regra absoluta para fazer a escolha, e sim o bom gosto. Isso é o fundamental!!

Queijo e vinho
Crédito: viramundo e mundoviradoToda primeira semana de cada mês um delicioso presente surpresa para você, e ainda recebe a descrição e a origem de cada produto

São dois tipos de caixas, a Clássica e a Rústica, e em ambas sempre uma escolha criativa que vai surpreender seu paladar. Alguns exemplos: queijo Boursin no azeite, (Queijaria Rima), vinho espanhol Navaldar Rosado (Rioja Baja), acompanhados por bresaola e geleia de pimenta. Noutro mês, recebi queijo Brie (Bueno Brandão, Serra das Antas) com vinho merlot da Casas del Toqui (Chile), tendo como coadjuvantes salame espanhol e geleia de damasco. Neste mês …ah, não darei mais spoilers! Deixo para você o inesperado e duplo prazer: da surpresa e das combinações dos produtos. Depois me conte como foi sua experiência.

Para saber mais: www.atabua.com.br

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado

Compartilhe: