A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 19 de setembro a 1 de novembro, a exposição “Meu Olho Esquerdo", do fotógrafo paulistano Ed Viggiani. A mostra reúne uma seleção de 40 fotografias produzidas de 1988 a 2008, todas em P&B, período em que rodou os quatro cantos do Brasil e fronteiras registrando o contraste e a diversidade étnica-cultural do País.

Elas revelam o brasileiro nas mais diversas situações do cotidiano sob um ponto de vista pessoal, muito além do registro do belo, um olhar que fita o povo, a cidade, o futebol, a religião e a condição social num instante nem sempre observado. Este é o conceito que molda e dá nome à mostra "Meu Olho Esquerdo": "Estou voltado para o anônimo, não à imagem oficial. É uma mania de andar na contramão", comenta o fotógrafo.

Como resultado, temas aparentemente distintos como uma partida de futebol inserida no espaço urbano, romeiros de várias crenças unidos pela fé ou o cotidiano de uma família de migrantes se cruzam numa mesma linguagem visual que transpõe o estado anímico de realidades tão diversas deste Brasil de muitas nações, de muitos povos.

Sobre Ed Viggiani

Paulistano, autodidata, o fotógrafo Ed Viggiani nasceu corinthiano em outubro de 1958. Começou a fotografar em 1978, quando já colaborava com diversos órgãos da imprensa como fotojornalista.

Fez parte da equipe de fotógrafos nas revistas IstoÉ e Veja, nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, e na sucursal paulistana do Jornal do Brasil. Em 1991 fez a primeira individual com "Matando o Tempo a Golpe de Luz", na Galeria da Fotoptica, exposição premiada como a melhor do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). No mesmo ano recebeu o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, EUA, pelo ensaio fotográfico “Irmãos de Fé”, que retratava a religiosidade popular no Brasil.

Suas obras integram os acervos fotográficos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Instituto Cultural Itaú de São Paulo, da Casa da Fotografia Fuji e da Fundação Suíça para a Fotografia, em Zurique. Atualmente, Ed Viggiani colabora também para diversas editoras e agências de notícias e de fotografia.

Meu olho Esquerdo