O evento acontece na Casa do Zezinho uma exibição do espetáculo de Teatro "Há muito tempo atrás...".
Sinopse: Tudo começa com a suavidade de uma frase: Há muito tempo, num certo lugar...Depois, continua numa viagem rumo ao imaginário onde é possível navegar através de Céus, Terras, Estrelas e Águas: elementos pertencentes aos contos japoneses, que apresentam princípios como solidariedade e respeito aos mais velhos.
A sabedoria reside na simplicidade.
O amor vence as dificuldades.
A honra é premiada.
A solidariedade existe.
Os pequenos se fortalecem com o desejo de justiça e vencem o mal.
Os Heróis têm suas fraquezas, mas enfrentam com a coragem os perigos pelo bem comum e são recompensados. A natureza está sempre do lado de quem se dispõe a respeitá-la.
Nesse universo cheio de símbolos, o pequeno Momotaro, nascido de um pêssego, enfrenta os Onis, monstros que saqueavam e apavoravam a aldeia, vencendo-os com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão - amigos com quem tinha dividido sua comida.
Um agricultor apaixona-se por uma bela princesa do reino do céu, Tanabata, e realiza difíceis provas para poder revê-la. Os pássaros comovidos com seu amor, o auxiliam.
O pequeno filho, Issum Bash, viaja numa tigela para salvar seus velhos pais e vence um poderoso demônio com apenas uma agulha, resgatando e devolvendo toda a riqueza roubada de um povo.
Talvez as crianças, como os personagens, possam se solidarizar com o agricultor Mikeran e o ajudem a confeccionar os mil chinelos para que ele possa rever a princesa...
Talvez ajudem a contar os pássaros que conduzirão ao reino encantado e soprem, junto com os ventos, a pequena tigela que levará Issum ao seu destino.
Com a consciência tranqüila, os contos terminam sempre com a mesma simplicidade com que começam: com as palavras sagradas desse misterioso universo oriental.
Assim foi dito!
Informações no site da ONG casa do Zezinho.

Há muito tempo atrás...