O grupo Sobrevento leva a 3ª edição do Festival "A Praça dos Bonecos" para parque da Zona Leste aos domingos, até dia 17 de outubro, com entrada Catraca Livre.

Outras companhias participam das apresentações em teatro de animação como Teatro VentoForte, Pia Fraus, Truks, Ópera na mala, As Graças, Teatro por um triz, Imaginário, Mamulengo da folia, Mão na luva (formada por jovens da zona leste) e La Fanfarria (Medellín - Colômbia).

A ideia principal, é a difusão da riqueza e a diversidade do Teatro de Animação entre a população mais afastada do centro e privada do acesso ao lazer e à Cultura. Em uma única praça ou parque de uma região da periferia sem nenhum acesso à cultura, o grupo cria condições como as de um teatro, levando uma estrutura de palco, som, cadeiras, iluminação e camarim. O parque escolhido está muito bem localizado no bairro do Itaim Paulista, dispõe de boa infra-estrutura e, sobretudo, conta com grande interesse da comunidade vizinha pelo festival.

Confira abaixo a programação

03/10/2010 15h Cidade Azul / Cia.Truks

Cidade Azul

A CIA. TRUKS – TEATRO DE BONECOS traz para os palcos, em “A Cidade Azul”, a bonita história do encontro de duas crianças de realidades sociais diferentes. Para isso o grupo utiliza-se de bonecos INSPIRADOS na centenária técnica de teatro de animação japonesa "BUNRAKU", em que cada personagem é manipulado totalmente à vista do público, por três atores simultaneamente, e adquire movimentos humanos precisos que encantam platéias de todas as idades. Uma menina perdida “pelas ruas” encontra-se com um garoto “das ruas”. Desenvolve-se então, entre os dois, uma sólida e comovente amizade, que revela a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de suas brincadeiras e jogos. As duas crianças oferecem-nos o sonho de uma cidade melhor: Uma Cidade Azul. O grupo recebeu os principais prêmios do teatro para crianças do País, combinando uma dramaturgia rica a uma estética refinada de manipulação de figuras e bonecos, encantando as crianças com histórias bonitas, instigantes e repletas de fantasia e poesia.

Elenco: Camila Prietto, Aguinaldo Rodrigues, Luciana Semensatto, Helder Parra,Camila Oliveira e Kely De Castro

10/10/2010 15h Mozart Moments / Grupo Sobrevento

“Mozart Moments” estreou no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos duzentos anos da morte do compositor austríaco. Desde então, tem construído uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor do Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e do Prêmio Maria Mazzetti, se apresenta nos espaços mais nobres das cidades pelas quais passou. Em dezenove anos de uma carreira ininterrupta, participou de 32 Festivais, Encontros e Eventos Internacionais em 65 cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México. Apresentou-se em 55 escolas, integrou 14 projetos governamentais, cumpriu 8 temporadas regulares e teve mais de 700 apresentações. “Mozart Moments” é formado de cinco quadros curtos, em um total de pouco menos de uma hora, criados basicamente para um público infanto-juvenil, através dos quais crianças de todas as idades podem conhecer um pouco mais da vida de um dos maiores compositores de todos os tempos.

Elenco: Luiz André Cherubini – Sandra Vargas – Maurício Santana

17/10/2010 19h Cadê o meu Herói? Grupo Sobrevento

Encenação do texto do argentino Horacio Tignanelli, “Cadê o meu Herói?” explora a técnica de luva chinesa, aprendida em um trabalho intensivo com o chinês Yang Feng, o representante mais conhecido dessa técnica, recentemente falecido. É um espetáculo de aventura, com lutas, tiros, explosões e laser, dirigido àqueles meninos que já se acham grandes demais para ver Teatro de Bonecos. Nele, uma donzela, presa na torre de um castelo por um barão malvado que cismou de querer casar com ela, chama heróis para salvá-la, em busca de uma solução simples e rápida. Descobre, porém que a melhor solução para uma discussão ainda é um bom diálogo.

Elenco: Sandra Vargas – Luiz André Cherubini – Anderson Gangla

Imagem Autor

O SOBREVENTO é um Grupo de Teatro brasileiro que se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.

+ posts do autor

Festival A Praça dos Bonecos

01 Ago
e
17 Out

  • Dom 17/10
    • às 19:00
  • de 01/08 a 16/10
    • Domingos às 15:00

Catraca Livre
add Google Agenda

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.