A programação do projeto Música em Cena de junho contará com a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Sob a regência do maestro Abel Rocha, o concerto será no dia 24 de junho (quarta-feira), às 12 horas, no Teatro do SESI – São Paulo.

A apresentação da série Pra ver a banda tocar! permite que o público conheça toda a versatilidade e qualidade artística da Banda Sinfônica por meio de repertório variado e acessível, interpretado por solistas dos diversos instrumentos de sopros e percussão. O concerto inclui momento interativo em que músicos da platéia vão ao palco participar com o seu instrumento de sopro na chamada Canja Sinfônica.

Os 82 instrumentistas interpretarão obras dos seguintes compositores: Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Darius Milhaud (1872-1974), Enrique Crespo (1941), Frigyes Hidas (1928-2007) e Robert W.Smith (1958).

Histórico do grupo

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano, somando 82 instrumentistas.

Desde 2004, quando o maestro Abel Rocha assumiu a direção artística do grupo, sua programação passou a ser eclética e inovadora, mesclando tendências estéticas e linguagens distintas que tem rendido críticas como “a programação mais criativa no mundo da música clássica” ou “a principal usina de criação em nosso país”.

Além de concertos com solistas internacionais e repertório sinfônico especialmente criado para o grupo, a banda apresenta espetáculos ousados e inovadores, que já se tornaram marca em sua programação. É uma das orquestras que mais faz viagens ao interior do estado realizando também concertos para o grande público, visando, principalmente, a formação de novas platéias.

As principais atrações de sua programação estão presentes nos espetáculos da Série de Assinaturas que, desde 2007, acontecem no Teatro Cultura Artística. A Banda já gravou diversos CDs e um DVD.

Banda sinfônica de SP