“Caixa Mágica – O Universo de Teatro” no CEU Caminho do mar

Nos dias 4 e 5 de outubro o CEU Caminho do Mar recebe o projeto “Caixa Mágica – O Universo de Teatro”. A entrada é Catraca Livre.

O projeto Caixa Mágica – O universo do teatro nasceu a partir do convívio com os educadores e observação das dificuldades enfrentadas por eles no ensino do teatro, durante o projeto  “Descobrindo o Teatro”, do Instituto Alfa de Cultura, projeto que a Barracão Cultural, através da atriz Eloisa Elena, coordena há 6 anos.

Neste ano, o “Caixa Mágica” foi selecionado pelo Edital do Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural para a realização gratuita de apresentações do espetáculo, desta vez acompanhadas de atividades educativas, para professores e alunos das escolas Públicas e/ou ONGS. As ações começam desde o dia 22 de setembro.

Caixa Mágica

O projeto acontece em três etapas. Primeiramente os professores participam de uma oficina que aborda a história do teatro, desde a Grécia, sob o ponto de vista da técnica, da direção de arte, com isso despertam o olhar para os diversos elementos que compõem um espetáculo e as possibilidades de abordagem interdisciplinar do teatro na escola.

Após a oficina, os educadores conversam com os alunos e os preparam para ver o espetáculo. Em seguida, alunos e professores assistem Caixa Mágica, peça que conta a história do teatro sob o ponto de vista das descobertas e mudanças da iluminação, cenografia, música e espaço arquitetônico, que tem como proposta revelar os bastidores da cena, através das histórias contadas por dois técnicos que vão passando de período em período, localizando o teatro grego, o teatro nô, o período medieval com seus trovadores, a commédia dell arte, o teatro elisabetano, o teatro realista e por fim, o teatro contemporâneo.

No final da apresentação acontece um debate e por fim, a escola recebe uma apostila com o conteúdo trabalhado, para a multiplicação e aplicação prática do conteúdo aprendido.

Este trabalho é destinado aos professores e alunos de Escolas Públicas das cidades de São Paulo, Guarulhos e Osasco e é oferecido gratuitamente.

Por Redação