CineSesc exibe obras do cultuado diretor francês

O Cinesesc recebeo evento de lançamento da “Caixa Paulo Emílio- Jean Vigo” e mini-ciclo com produções do diretor francês

O evento intitulado “Caixa Jean Vigo”  lança  livros escritos pelo crítico Paulo Emílio Sales Gomes, sobre Jean Vigo, em que o intelectual descreve  episódios responsáveis por inspirar a construção cinematográfica do diretor francês.

Confira aqui um trecho do livro.

O produto lançado pela editora CosacNaif  traz também dois DVDs com a obra integral do cineasta e extras com entrevistas de representantes de peso da área como Antonio Candido, Carlos Augusto Calil, Ismail Xavier e François Truffaut.

No dia 21, no CineSesc, será projetado o filme  “Zero em Comportamento” seguido de mesa-redonda com a filha do cineasta, Luce Vigo, Antonio Candido e Carlos Augusto Calil. A mesa será mediada pelo crítico Luiz Zanin Oricchio.

Já no dia 22, acontece um mini-ciclo com filmes do diretor:

“Atalante”, considerado um dos filmes de língua francesa mais influente da década de 30, que aborda a história do relacionamento de um  casal, com trilha original de Maurice Jaubert.

“Zero em Comportamento”, 1930, filme que retrata a vida de garotos internos, que uma noite decidem se libertar da autoridade dos adultos, criando assim, uma revolução.

“A Propósito de Nice”, 1930, documentário mudo sobre a cidade de Nice. Através do ponto de vista irônico de Vigo, o filme mostra contrapontos entre ricos entediados e pobres vivendo com mais intensidade.

“A Natação Segundo Jean Taris”, 1931, outro documentário esse feito no formato cômico e poético sobre o campeão olímpico Jean Taris sobre lições de natação.

Confira aqui programação completa da mostra

Confira um trecho do filme  “A Propósito de Nice”

http://www.youtube.com/watch?v=fLQo894mXmU&feature=related