divulgação

Créditos:

Obra da instalação

Até o dia 31 de agosto a instalação Vereda de Remendos estará exposta no Centro Cultural da Juventude. Criada pelo Coletivo PirarucuDuo, o projeto explora os hibridismos entre música, arte e tecnologia. Thiago Parizi, um dos integrantes do coletivo, conta que foram cinco meses para finalizar a instalação. “A instalação foi dividida em etapas, que muitas vezes aconteciam simultaneamente: seja da confecção da base de madeira, ou a estrutura dos canos de PVC, até à programação do software e estudos relacionados à acústica.”

Da idealização do projeto à sua montagem, ele e Fernando Visockis, outro participante do PirarucuDuo procuraram estabelecer uma fidelidade ao conceito previamente estabelecido, de modo que isso não se perdesse nos cinco meses que afastaram a criação do projeto da sua realização. “Escolhemos produzir uma instalação que dialoga com o espaço arquitetônico no qual está situada”, explica Thiago.

Para complementar o projeto, a dupla vai realizar duas visitas monitoradas nos dias 25 e 27. “Nas visitas monitoradas procuramos explicar de modo aprofundado e didático os principais conceitos relacionados à obra.” E ainda, amanhã o duo convida André Bandeira e Felipe Salem para ministrar a palestra “Sound Art: Panorama Geral”. “A idéia é introduzir a Sound Art para um público interessado, mas que não teve contato com esta vertente artística. Abordaremos obras e artistas seminais da Sound Art como: Pierre Schaeffer, Luc Ferrari, Jean Tinguely, Christian Marclay, entre outros, afim de que o público desenvolva um olhar crítico e reflexivo sobre seu repertório artístico-musical.”

A parceria entre eles teve inicio em 2009 e a proposta do coletivo é produzir pesquisas e trabalhos nos campos de arte e música. A dupla é influenciada por mestres da arte sonora como John Cage, Stockhausen, Edgard Varese, Christian Marclay, Ryoji Ikeda, Bill Viola, Chelpa Ferro, Jean Tinguely, entre outros. “Nós buscamos incorporar também outras referências, como a fluência da arte cinética; o ritmo das obras minimalistas; o diálogo da arte conceitual; a profundidade da música eletroacústica. Os trabalhos que desenvolvemos abusam da pluralidade de meios e plataformas para sua produção, priorizando o discurso poético,” sintetiza Parizi.

Mais informações: pirarucuduo.tumblr.com

Veredas de Remendos

15 Ago
e
31 Ago

  • de 15 a 31/08
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 15:00 às 20:00
    • Domingos das 15:00 às 18:00

Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.