Coletivo “Quizumba!” apresenta espetáculo de estreia na Casa de São Jorge

A peça leva o mesmo nome do grupo e parte das histórias do Mestre Pastinha e de Zumbi dos Palmares

Como numa roda de capoeira, o Coletivo Quizumba! estreia com espetáculo teatral na Casa de São Jorge, dia 17. A peça, que leva o mesmo nome do grupo, tem entrada gratuita e início às 14h. “Quizumba!” reúne no mesmo espaço, música, dança, cultura popular brasileira e influências das raízes africanas.

A história se passa no começo do século XX, onde um garoto baiano, cansado de apanhar de outro rapaz toda vez que passava por um determinado local, aprende a se defender a partir do equilíbrio entre covardia e valentia. Seu mestre Benedito, um menino Griot (como são chamados os contadores de história na África), utiliza da origem de Mestre Pastinha e Zumbi dos Palmares para ajudar no “treinamento”.

por Alicia Peres
Na foto, a atriz Thais Dias
Créditos: Alicia Peres
Na foto, a atriz Thais Dias

O Coletivo

Criado em 2008, Quizumba! iniciou uma pesquisa sobre a cultura africana e sua investigação abordou a prática da capoeira e todos os elementos que ainda mantém vivas as tradições das rodas de jogo. Os objetos de estudo – base para a primeira peça – foram a vida de Mestre Pastinha, da Capoeira Angola, e de Zumbi dos Palmares

.

Por Redação