Exposição transforma histórias de mulheres brasileiras em obras de arte

As mulheres presentes na mostra podem contar suas histórias e também "se transformar" em pintura

Imagine se a narrativa de sua história fosse transformada em obra de arte? Esse é o intuito da exposição “Meninas do Brasil”, que começa na quinta, 25, no Conjunto Nacional. Aberta até 8 de novembro, a entrada é Catraca Livre.

O visitante pode conferir 15 pinturas inspiradas em narrativas de mulheres brasileiras. Realizadas pelo artista plástico Geraldo Lancerdine, as obras são fruto de uma pesquisa sobre cultura brasileira, tendo a mulher como foco central da expressão cultural.

“O objetivo é dar voz a mulheres anônimas, que muitas vezes são silenciadas pelo abandono, pela exclusão social ou pelo fato de serem pobres, negras e subjugadas”, diz o artista.

Ao lado de cada obra, há descritivos da história da mulher retratada na pintura, com fragmentos de depoimentos. Além disso, será possível escutar a voz das próprias mulheres junto às obras por meio de uma cabine que, numa tela, exibe todas as pinturas da exposição.

Conte a sua história

Junto à exposição “Meninas do Brasil” estará uma equipe de filmagem para gravar novas histórias. Mulheres interessadas em contar sua vida terão lugar cativo. As histórias mais interessantes se transformarão em pinturas e estarão em um documentário.

Confira uma amostra da exposição:

Por Redação