Um passeio pela história política, social e cultural do Brasil nas últimas décadas por meio de mais de 600 fotos registradas por cerca de 170 profissionais. Essa é a principal proposta da exposição inédita Fotografia em Revista, que acontece em São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), entre 19 de maio e 12 de julho. Nomes consagrados como Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Orlando Britto, Pedro Martinelli, Claudia Andujar, JR Duran, Luiz Tripolli, e Maureen Bisilliat terão seus trabalhos expostos na mostra, cuja entrada é gratuita. Dessa seleção, 250 fotos serão reproduzidas em grande formato e serão também disponibilizadas em catálogo editado pela Abril, à venda a partir de maio nas principais bancas e livrarias.

A curadoria é do diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior e do vice-presidente do Conselho Editorial da Abril, Thomaz Souto Corrêa, além do Diretor de Arte Corporativo do Grupo Abril, Carlos Grassetti. A cenografia da exposição é do designer Marcello Dantas, que também assina o espaço do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Na concepção de Dantas, a cenografia reúne um acervo físico de 250 fotografias destacadas pela luz com um extenso acervo digital apresentado em um cilindro de imagens projetadas em movimento. E é complementada por depoimentos que aproximam o público da arte dos fotógrafos e suas histórias.

Além de conhecer uma seleção das fotografias mais emblemáticas já publicadas em revistas da Abril, os visitantes são convidados a participar de programação paralela, que promoverá workshops, palestras e visitas monitoradas pelo serviço educativo.

De acordo com Thomaz Souto Corrêa, o público terá oportunidade única para conhecer imagens que marcam a diversidade da produção fotográfica da Abril. “As revistas da editora ­— cada uma dentro da sua fórmula editorial ­— trazem um conjunto de temas e estilos fotográficos único na imprensa brasileira", afirma.
Rubens Fernandes Junior, que também é pesquisador de fotografia histórica e contemporânea, comenta que a exposição representa a consolidação da fotografia como expressão dentro das artes visuais, presente na imprensa como importante recurso de informação e reflexão. “A fotografia é sempre uma possibilidade de viagem, de deslocamento, capaz de recuperar emoções e sentimentos. Por isso a relevância e significado da mostra, que traz uma seleta e marcante produção simbólica para a fotografia nacional”, explica.

Fotografia em Revista marca a sequência do projeto de exposições culturais do Grupo Abril, iniciada com a mostra Ilustrando em Revista, que levou a um público de mais de 77 mil pessoas de oito cidades brasileiras as melhores ilustrações já publicadas pelas revistas da Abril. As suas três primeiras edições aconteceram nos Campi da FAAP em São Paulo, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Fotografia em revista