O espírito inovador e transgressor do Modernismo pode ser conferido no Festival Adaptação 2012 , que ocupa o Instituro Moreira Salles, o Espaço Itaú de Cinema e Oi Futuro entre os dias 08 e 18 de novembro.

Inspirado nos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a mostra  apresenta filmes e debates que dialogam com o evento, exibindo longas e curtas-metragens de renomados roteiristas e diretores que, em harmonia com o trabalho dos artistas e intelectuais do passado, abordam o imaginário sobre a brasilidade.

Daniela Nader

Créditos: Daniela Nader

"Febre do Rato" é exibido no IMS e conta com a presença do roteirista, Hilton Lacerda, para um debate após as sessões

Ao lado de filmes que conquistaram a crítica e o público nos últimos anos, o festival traz obras que já se tornaram referência do cinema brasileiro, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, e Jubiabá (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Produções mais recentes como A Febre do Rato (2011)  e O Baixio das Bestas (2007), ambas de Cláudio Assistambém serão exibidos, seguidos de uma mesa de debates com o roteirista dos filmes, Hilton Lacerda.

O Festival, além da programação nos espaços culturais, leva sessões de cinema e curso com o professor Hernani Heffner, entre os dias 12 e 15 de novembro, para o Complexo do Alemão.  No último fim de semana, a Balada Literária, estabelecida há sete anos na capital paulista, vai ganhar uma prévia carioca com sarau de poesias e um encontro com José Miguel Wisnik, Marcelino Freire, organizador do evento em São Paulo, e Sérgio Vaz, poeta e organizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e do Sarau da Cooperifa.

Festival Adaptação

08 Nov
a
18 Nov

  • diariamente de 8 (Qui) a 18/11 (Dom)
    • das 14:00 às 22:00

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
R$ 12
A programação no Complexo do Alemão e nos debates será inteiramente gratuita