Filho de Dona Santana e Seu Januário, Luiz Gonzaga do Nascimento é natural da cidade de Exu, no sertão pernambucano de Araripe, a 630 km da capital Recife. Nasceu, mas ali não coube. Retirou-se Brasil afora, era cidadão do mundo. Com sua sanfona, animou bailes e festas por todo o país, tocou nas ruas do Rio de Janeiro a troco de moedas; sempre ao lado do povo, para o povo.

E se ao lado do povo, o "Rei do Baião" seguiria até o dia de sua morte, nada mais justo que uma grande homenagem em pleno coração da cidade mais cosmopolita do país. De 12 de outubro a 3 de novembro, São Paulo recebe o festival "Gonzagão 100", reunindo o povo de toda crença, cor e graça, na Praça do Patriarca. Sempre às 16h, com entrada Catraca Livre.

O evento, que já passou por Brasília, tem organização do Centro Cultural Banco do Brasil e conta com idealização de Andrea Alves e curadoria de Daniel Gonzaga -neto do compositor, cantor e sanfoneiro homenageado.

Os 100 anos

Na programação do festival, show de Moraes Moreira, que abriu a série no dia 12 de outubro, ao lado de Carlos Mata e Pife Muderno.

Enquanto no dia 20, Otto, Casuarina e Bebê Kramer (acordeon) revivem a obra do sanfoneiro, usando da ginga do samba e da virtuosidade do artista pernambucano para resgatar clássicos como "Baião", "Asa Branca", "Siridó" e "Juazeiro". Já no dia 27, será a vez de Chico César, Lucy Alves (acordeon) e o Quinteto da Paraíba entrar em cena.

No dia 3 de novembro, Daniel Gonzaga e As Chicas, grupo que conta com a cantora Amora Pêra (neta de Luiz Gonzaga), encerram a merecida homenagem a um dos mais importantes porta-vozes do cancioneiro popular brasileiro.

 

 

 

 

Gonzagão 100 Anos

20 Out
e
03 Nov

  • Sáb 20/10
    • às 16:00
  • Sáb 27/10
    • às 16:00
  • Sáb 03/11
    • às 16:00

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
Catraca Livre
add Google Agenda