3º Ciclo Pensamento Alemão no Século XX

Encontros promovem reflexão sobre os significados do pensamento alemão nas artes

A dança de Pina Bausch é tema da última palestra da série de encontros

A contribuição da Alemanha para a cultura mundial é presente nas mais diferentes áreas  do pensamento humano. O século XX foi rico em obras e reflexões de pensadores que, formados na tradição alemã, impactaram disciplinas da filosofia, das ciências e das artes, marcando significativamente a visão do homem ocidental.

Para discutir o pensamento desenvolvido pelas artes e pelos artistas alemães do século passado, o Goethe-Institut São Paulo realiza durante os meses de outubro e novembro o “3º Ciclo de Pensamento Alemão no Século XX”.

Todas as segundas-feiras, sempre às 19h, o instituto recebe alguns dos mais importantes intelectuais do Brasil para discutir  os significados e atualidade dessas obras, que influenciaram os rumos das mais diversas expressões artísticas no mundo.

Confira a abaixo, os detalhes da programação de novembro:

07/11

Joseph Beuys e o Abandono à Arte

“A obra de arte é o maior de todos os enigmas, mas o ser humano é a solução.” (Joseph Beuys, 1921 – 1986)

Palestrante – Fábio Cypriano 

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor nos cursos de Jornalismo (graduação) e Jornalismo Cultural e Arte: Crítica e Curadoria (pósgraduação lato sensu). Atua como crítico de arte e repórter da Folha de S. Paulo, é colaborador da revista italiana Flash Art International.

21/11

O Cinema Alemão e a Experiência do Choque 

“Um crítico de cinema digno desse nome só é concebível como crítico da sociedade.” (Siegfried Kracauer, 1889 – 1966)

Palestrante – Rubens Machado Jr.

Professor livre-docente em História e Teoria do Audiovisual na Universidade de São Paulo (USP). Crítico de cinema e editor de várias publicações especializadas em cinema, como Cine-Olho (RJ-SP, 1975-1980), Infos Brésil (Paris, 1992-2007), Praga (SP, 1997-2000) e Sinopse (SP, 1999-2006). Integra o conselho de instituições como o Paço das Artes e o Museu da Imagem e do Som.

28/11

Pina Bausch: Um Evento que Mudou a Paisagem  

“O movimento não vem, ele sempre está.” (Pina Bausch 1940 – 2009)

Palestrante – Helena Katz 

Professora da PUC-SP e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalha no jornalismo cultural desde 1977 e, a partir de 1986, tornou-se crítica de dança do jornal O Estado de S. Paulo. É fundadora e coordenadora do Centro de Estudos em Dança (CED).

Por Redação