Na quarta-feira, 6, São Paulo recebe o segundo espetáculo do evento “Ouvir para Crescer”, uma iniciativa da Sociedade de Cultura Artística e da RVA Cultural. Ao todo, são oito apresentações que levam ao espectador ao mundo da música.

A segunda exibição acontece às 19h30, no CEU Butantã. O programa falará sobre “Som: a matéria-prima na música”, com a participação do Grupo Comboio -big band com 12 integrantes.

A proposta do “Ouvir para Crescer” é mostrar elementos da Música e suas peculiaridades de maneira lúdica e divertida, fugindo do convencional e preparando o público para apreciá-la em suas mais diversas formas.

Com leve enfoque pedagógico, mas nem por isso menos prazeroso, as apresentações serão realizadas de forma interativa – comandadas por atores e músicos e com a grande participação da plateia – visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas.

História da música, características do som, ritmo, gêneros e formações musicais são alguns dos conceitos e dos temas que serão passados à plateia durante todo o projeto Ouvir para Crescer. Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração será a experiência auditiva, proporcionando oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fruir esta rica forma de expressão humana que é a música.

"Música de qualidade exige ouvintes igualmente qualificados e preparados para compreender sua linguagem", afirma Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística. “Estamos democratizando o conhecimento musical e a maneira de entender a música para ouvi-la melhor. O Ouvir para Crescer mudou a vida cultural das cidades por onde passou”, complementa Perret.

Consagrado em Matão, Alumínio, Araras, Caçapava, Catanduva, Santos, Itapeva e Salto, o programa foi criado com intuito de levar música de qualidade, em apresentações didáticas, para o grande público. Com teatros sempre lotados por um público bastante heterogêneo, mais de 50 mil pessoas já participaram do programa.

Sobre "Ouvir para Crescer"

Em oito apresentações, sempre às 19h30, o projeto Ouvir para Crescer será comandado pelos competentes e bem humorados José Rubens Chachá, ator, e João Cuca, músico integrante do Saxomania. Dentre os espetáculos apresentados ao longo de dois meses, estão: Andre Mehmari Trio, Grupo Comboio, Meninos do Morumbi, Saxomania, Cia Ópera São Paulo, Orquestra sinfônica de Barra Mansa, entre outros.

“Esta é uma experiência bem sucedida quando falamos em democratização cultural, pois parte do principio de disseminar conhecimento sobre a Música, além de trazer o público para assistir a um excelente espetáculo”, diz Regina Vieira Pinto, da RVA Cultural.

Sobre o Grupo Comboio

Criado em 1998 por sete alunos do curso de Música Popular da UNICAMP, o Comboio se dedica a experimentar novos arranjos musicais, seja para obras próprias ou de grandes músicos, focando sua produção na individualidade e referências de cada um dos integrantes. Com passagens em grandes palcos do Brasil, o Grupo Comboio tem merecido menções da crítica especializada, principalmente após o lançamento de seu primeiro CD, “Sarado”, de 2002. Atualmente com 12 integrantes, a banda lançou seu segundo disco “Comboio”, que contém composições próprias e arranjos para grandes obras da Música Brasileira.

Repertório Grupo Comboio

Maracangalha - Dorival Caymmi

A Flor e o Espinho - Nelson Cavaquinho

OMaestro Fugiu - Rubinho Antunes

Vitrines Chico - Buarque de Holanda

Summertime - George Gershwin

Ave Rara - Edu Lobo

Canto de Ossanha - Baden Powell

Roteiro das apresentações

- Barbatuques – 29 de setembro (quarta) / Tema - Pulso: o tempo na música

- Grupo Comboio - 06 de outubro (quarta) / Tema - Som: a matéria prima da música

- Meninos do Morumbi – 20 de outubro (quarta) / Tema - Ritmo: quando o tempo vira arte

- Saxomania - 27 de outubro (quarta) / Tema - Melodia e Harmonia: cada nota em seu lugar

- Octeto de Câmara da USP - 03 de novembro (quarta) / Tema - Gêneros musicais: música erudita

- André Mehmari Trio - 11 de novembro (quinta) / Tema - Gêneros musicais: música popular

- Cia Ópera São Paulo - 17 de novembro (quarta) / Tema - Ópera: a música agregando artes

- Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – 24 de novembro (quarta) / Tema - Grandes Formações: música para ser regida

Apresentação do grupo Comboio no projeto "Ouvir para Crescer"

06 Out
Catraca Livre
add Google Agenda