divulgaçãoComeça exposição em homenagem a Saramago

Créditos: Começa exposição em homenagem a Saramago

Começa exposição em homenagem a Saramago

Ex-mecânico, já fez bicos como serralheiro e não freqüentou nenhum curso superior. Esse é o breve currículo de José Saramago, primeiro português a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, e um dos maiores escritores do planeta, que celebra 85 anos com uma exposição que traça um panorama de sua obra. O Instituto Tomie Othake abre nesta sexta-feira, 28, a mostra "José Saramago: a consistência dos sonhos", a qual reúne 500 documentos – entre poemas inéditos, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, fotos e vídeos.

O tour pelo mundo das letras de Saramago tem um grande apelo audiovisual, com mais de 50 monitores que interagem com o público para explicar passagens da vida do escritor – que já foi perseguido pela ditadura de António de Oliveira Salazar e criticou os valores da Igreja Católica com o livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

Seu maior best seller, no entanto, é a obra “Ensaio Sobre Cegueira”, que já vendeu mais de 10 milhões de cópias em 50 países. O livro ganhou as telas do cinema neste ano pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles.

José Saramago: A Consistência dos Sonhos