A atriz Beth Goulart participará de leitura dramática, dia 26 de maio, às 19h, do projeto CAIXA Cênica, ciclo da CAIXA Cultural que reúne atores consagrados e estudantes de teatro e que nesta temporada comemora o Ano da França no Brasil. O texto será “Uma Certa Cabana”, de André Roussin, com direção de Kiko Jaess. A entrada é franca.

CAIXA Cênica, iniciativa da CAIXA Cultural de incentivo à arte dramática e à aproximação entre artista e espectador, vem, há quatro anos, propiciando ao público o contato com textos teatrais de renome e pouco encenados através de leituras dramáticas gratuitas. A cada semestre, o ciclo faz uma homenagem a grandes nomes do teatro - Osmar Rodrigues Cruz, Gianni Ratto, Francisco Cuoco e Raul Cortez - ou a movimentos teatrais como o Grande Teatro Tupi e a comemoração dos 60 anos do TBC.

Com curadoria de Maria Eugênia di Domenico, este ano todo foi reservado para homenagear as peças francesas encenadas no país, em virtude da comemoração do Ano da França no Brasil. O ciclo integra o calendário oficial de comemorações do Ministério da Cultura. A programação do primeiro semestre traz textos sob o subtítulo “À Moda da França – Os Estilistas da Comédia”, com comédias de grandes autores como Feydeau, Labiche, Barrilet et Grédy, Sardou e Magnier.

O segundo semestre está reservado à gastronomia francesa: haverá um cardápio elaborado com diversos autores, de diversos gêneros como num grande banquete. As peças serão pontuadas pelas três batidas do teatro, criadas por Molière, daí serem suas as peças que farão esse contraponto.

As leituras são realizadas por diretores de renome, algum ator de referência no meio teatral, alunos de teatro de escolas parceiras do projeto e outros atores convidados. Ao final de cada apresentação é realizado um debate sobre o texto e também sobre a complexidade da realização de uma leitura teatral com o público.

CAIXA Cênica ficará em cartaz de 10 de março a 08 de dezembro, com sessões de leituras dramáticas às terças-feiras, às 19h, na CAIXA Cultural. A entrada é Catraca Livre. São 100 lugares e não é necessário retirar ingresso com antecedência.

Programação

14/04 – Louis Verneuil - Mentiras Alucinantes de Um Casal Feliz

28/04 - Marc-Gilbert Sauvajon – Os Filhos de Eduardo

12/05 – André Roussin - Uma Certa Cabana

26/05 – Barrilet et Grédy – Quarenta Quilates

09/06 – Victorien Sardou  - Os Nervosos

16/06 – Georges Feydeau A Cantada Infalível

30/06 – A Segunda Batida – Don Juan - Molière

CAIXA Cênica