O programa Stand Up Literatura parceria entre a editora Martins Fontes e o site Cronópios é um programa quinzenal que recebe autores, esses preparam um set list de textos de sua autoria para serem lidos em pé diante da platéia.

Nessa segunda-feira, o programa recebe o crítico literário do jornal francês Le Figaro, Sébastien Lapaque. O tema do encontro será “O Brasil na Literatura Francesa”.  Excepcionalmente, o programa dessa segunda terá um formato diferente.

Sébastien Lapaque, escritor e critico literário francês escreveu Sous le soleil de l’exil- Sob o Sol do exílio (Grasset, 2003),  uma pesquisa  aprofundada sobre  a permanência de Georges Bernanos sob os trópicos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial e igualmente um florilégio literário: Le Goût de Rio de Janeiro, “O gosto de Rio de Janeiro”, 2004. Lapaque conduzirá uma palestra sobre a influência do Brasil na Literatura francesa.

Aos 38 anos, Lapaque faz parte de uma geração contemporânea de escritores franceses. Em 2008 escreveu “É Preciso que Ele Parta”, uma obra mais panfletária contra o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Stand Up Literatura