A Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato oferece programação especial em comemoração ao ano da França no Brasil. Sob o tema Literatura Infantil Francesa: Charles Perrault e La Fontaine em Monteiro Lobato, a biblioteca oferece exposição com ilustrações das fábulas de Monteiro Lobato e La Fontaine, que ocupam as vitrines da biblioteca e serão narradas ao público durante a programação.

O Acervo Histórico do Livro Escolar também faz exposição de alguns exemplares da leitura e do ensino da língua francesa. Disciplina obrigatória nos cursos secundários do país até a década de setenta. A visita pode ser feita das 9hs às 18hs.

Nos dias 21 e 25 às 14 horas será feita leitura dramatizada das cartas de Lobato ao escritor mineiro Godofredo Rangel, falando sobre a literatura francesa e as fábulas de La Fontaine. Haverá narração de contos adaptados e interpretados por Aparecida Uliani (Assembléia dos ratos), Irany de Lourdes Ferreira (O cachorro e o burro), Maria Cecília Coscia Graner (A águia e a coruja) e Maria Haila de Oliveira (O velho, o menino e o burro). O ator Aderaldo Maia estará caracterizado de Monteiro Lobato.

No dia 22 e 24, às 15 horas, será realizada apresentação da peça Fabulinhas, intervenções teatrais das fábulas de La Fontaine adaptadas por Lobato pelo o grupo Timol.

No dia 23, 14h, acontece mesa-redonda sobre a influência das fábulas na literatura infantil e na educação com as professoras Azilde Andreotti e Ana Lúcia Brandão. Durante os intervalos será apresentada a peça Fabulinhas.

A Biblioteca oferece também a narração de histórias de Charles Perrault.  Contos de fadas recontados por Charles Perrault na França do século 17. As narrações ocorrem em sala da ambientada com mapas e fotos da França. Para assistir é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4438.

Dia 21 às 10h

“A Gata Borralheira”, com Maria Haila de Oliveira.

Dia 22 às 14h

“Riquete Topetudo”, com Maria Cecília Coscia Graner.

Dia 23 às 10h

“Os Presentes das Fadas”, com Aparecida Uliani.

Dia 24 às 14h

“O Gato de Botas”, com Irany de Lourdes Ferreira.

Comemoração ano da França no Brasil fábulas de La Fontaine