Do dia 1 ao 7 de outubro o Cine Olido apresenta a mostra audiovisual DVD-RW, em que enfoca discussões em torno do controvertido tema dos direitos autorais. A mostra integra a programação do festival Outubro Independente.

Todos os filmes exibidos, nacionais e estrangeiros, estão disponíveis para download livre e gratuito em sites de compartilhamento de arquivos. Por meio da licença Creative Commos ou pelo desprendimento dos cineastas e produtoras com o conceito de “propriedade intelectual”, a realização da mostra aponta para um novo espaço de exibição além de uma sala de cinema.

A programação será realizada com apenas um disco de DVD-RW. Como complemento, em todas as sessões serão exibidas as animações "Copiar não é roubo", de Nina Paley, e "Big Buck Bunny", de Sacha Goedegebure.

"Sita Sings the Blues", dirigido por Nina Paley será exibido no dia 1 de outubro, às 15h e dia 6, às 17h.

O primogênito do rei de Kosala seria o próximo a sucedê-lo ao trono. No entanto, a terceira mulher do soberano decide cobrar uma antiga promessa que o marido lhe fizera, e pede o exílio do príncipe.

Considerado um dos melhores documentários a abordar os direitos autorais e a cultura, "Good Copy, Bad Copy" tem direção de Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke. A exibição ocorre nos dias 1 e 6 de outubro, às 17h e 15h, respectivamente.

O filme conta com entrevistas do DJ Girl Talk, do produtor nigeriano Charles Igwe, do presidente da International Federation of the Phonografic Industry, John Kennedy, entre outras personalidades.

"Brega S/A", dirigido por Vladimir Cunha e Gustavo Godinho será exibido dia 2 de outubro, às 20h e dia 7, às 17h.

O documentário mostra a cena “tecnobrega” de Belém do Pará a partir do fim da década de 1990. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o gênero musical embala a periferia da cidade nortista.

Nos dias 5 e 7 de outubro, às 15h e 19h30, respectivamente, ocorre a exibição do filme "As filhas da Chiquita", dirigido por Priscilla Brasil.

Há 28 anos, paralelamente à tradicional procissão católica do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, ocorre a Festa da Chiquita, um grande encontro que reúne o público homossexual da região. O documentário mostra os dois contrastes culturais e as polêmicas que provocaram.

DVD-RW

01 Out
e
07 Out

  • Sáb 02/10
    • às 20:00
  • Qui 07/10
    • às 17:00
  • de 1 a 06/10
    • Quartas e Sextas às 15:00

add Google Agenda
Classificação: a partir dos 10 anos.