Mostra “Cinema e Política” no Sesc Ipiranga

Contextos políticos do século XX reconstituídos pelo cinema

O Sesc Ipiranga exibe nas terças-feiras deste mês de maio, às 20h, a mostra “Cinema e Política”, com a entrada Catraca Livre.

A mostra apresenta como a produção cinematográfica reconstruiu alguns dos contextos políticos mais críticos do século XX. Os filmes a serem exibidos são: “A Onda ” (Dennis Gansel) – já exibido dia 3 -, “Adeus, Lênin!” (Wolfgang Becker), “Machuca” (Andrés Wood), “A Culpa é do Fidel” (Julie Gravas) e, ainda, “O que é isso, Companheiro?” (Bruno Barreto.

Programação

Dia 3

A Onda
Alemanha, 2008. 101 min. Direção: Dennis Gansel.

Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967, Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia.

Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros.

Dia 10

Adeus, Lênin!
Alemanha, 2003. 118 min. Direção: Wolfgang Becker.

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada.

Dia 17

Machuca
Chile, 2004. 120 min. Direção: Andrés Wood.

Gonzalo Infante é um garoto de classe alta, que mora num bairro nobre e estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Quando o padre McEnroe, diretor do colégio, implementa uma política para que alunos pobres também estudem no Saint Patrick, Gonzalo conhece Pedro Machuca.

Das diferenças entre seus mundos surge uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.

Dia 24

A Culpa é do Fidel!
França/Itália, 2006. 99 min. Direção: Julie Gavras.

Em 1970, Anna, uma menina de 9 anos, mora em Paris divididindo-se entre a escola católica e o entorno familiar. A prisão e morte de seu tio espanhol, um comunista convicto, e o engajamento político de seus pais trazem sérias transformações para sua pacata vida: mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás e visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos.

Dia 31

O que é isso, Companheiro?
Brasil, 1997. 105 min. Direção: Bruno Barreto.

Em 1969, ano seguinte à promulgação do Ato Constitucional nº 5, estudantes abraçam a luta armada e entram na clandestinidade. Um grupo de militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos e trocá-lo por prisioneiros políticos torturados nos porões da ditadura.

Por Redação