As fotografias de personalidades das mais diversas esferas da cultura contemporânea – de Rainha Elisabeth e seu sorriso enigmático, na foto oficial do jubileu de sua coroação, até Madonna - destacam Rankin como um dos fotógrafos-retratistas mais reconhecidos no mundo. Inicialmente focado no mundo da moda, o fotógrafo, editor e cineasta escocês ganhou notoriedade ao fazer íntimos retratos de grandes personagens, indo do pop ao oficial, da música à política, da moda ao anonimato.

Créditos:

Madonna's Face Off

A exposição Chop off their heads, que conta com cinqüenta fotografias, deixa claro que o talento de Rankin é multifacetado e retrata a diversidade sem sobressaltos; não é à toa que seu primeiro importante passo profissional foi a criação da revista de comportamento Dazed&Confused, em 1991, fato que revolucionou o mercado editorial internacional ao retratar de forma precisa a múltipla juventude britânica daquele momento.

A mostra fotográfica que será exibida em São Paulo é inédita e foi montada especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes e direção executiva de Guili Alves de Lima. Depois do sucesso de público e crítica da mostra Heaven to Hell – Belezas e Desastres, do fotógrafo americano David LaChapelle, o projeto volta com um fotógrafo que retrata o mesmo universo, mas sob outra ótica.

Dentre as fotos escolhidas, além de Madonna e Rainha Elisabeth, destacam-se retratos de famosos como o da atriz francesa Juliette Binoche, que rendeu a capa da revista Playboy, do cantor Justin Timberlake caracterizado como um cowboy, numa referência à clássica imagem de Elvis Presley imortalizada por Andy Warhol, do primeiro-ministro britânico Tony Blair em estilo “foto de passaporte” ao completar 50 anos para a capa do Financial Times, da cantora Tori Amos com dentes de vampiro ou do ator inglês Daniel Craig – o atual James Bond – com olhos exageradamente arregalados.

Alguns dos retratos, mais ou menos tradicionais, também revelam o seu retratado de uma maneira mais sutil, como as fotos de moda das muito-fotografadas supermodelos Kate Moss, Heidi Klum, Giselle Bündchen e Claudia Schiffer, ou as das bandas Rolling Stones, U2, Blur e The White Stripes.

Créditos:

Lucky Shot Bjork

Rankin – uma curta biografia

John Rankin Waddell, mais conhecido como Rankin, é um renomado fotógrafo de moda e celebridades.  Nascido em Glasgow, na Escócia, estudou na Inglaterra, onde começou a se envolver com o mundo da fotografia. Diante de suas lentes, posaram a Rainha Elizabeth II, Britney Spears, Kate Moss, Naomi Campbell, Kylie Minogue, Leonardo DiCaprio, as Spice Girls, Cate Blanchett, Damien Hirst, e Tony Blair, dentre outros.

Ele é o fundador da Dazed & Confused, uma das publicações mais influentes e modernas do mundo, e de outras revistas como RANK, Another Magazine e Another Man. Rankin continua trabalhando com moda, publicidade e no segmento editorial, e recentemente adicionou uma nova faceta à sua carreira: dirigiu o curta-metragem “Perfect” (2003) e o longa “The Lives of the Saints” (2006). Ele é um legítimo artista multimídia, que já publicou livros de fotografias, expõe em diversos lugares do mundo e ainda tem tempo para fotografar, também, gente comum.

Chop off their heads