Quem aprecia a dança terá uma excelente oportunidade de assistir ao espetáculo “Três Momentos do Movimento”, do grupo Danceato, de 08 a 17 de maio, e ainda participar de oficinas gratuitas, na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111).

Com direção de Ana Bottosso, “Três momentos do movimento” é composto pela fusão de três trabalhos do grupo: “Karoo - a terra dos primeiros”, “Covacha” e “Figuras de Van”. O espetáculo apresenta diferentes resultados de uma pesquisa que traz uma linha comum: a criação em dança a partir de outras linguagens artísticas - escultura, poesia e pintura.

Nesse contexto, esculturas africanas anônimas que retratavam prováveis habitantes da África, obras e passagens da vida do poeta chileno Pablo Neruda e a pintura "Os comedores de batata", de Vincent Van Gogh são trabalhos distintos, mas que resultaram em possibilidades amplas de criação com base na descoberta de como a dança pode ler outras linguagens.

A oficina

Ministrado por dois bailarinos do grupo, o workshop é voltado a maiores de 15 anos e aborda elementos técnicos da dança contemporânea e processos de criação próximos aos utilizados na concepção do espetáculo, aproximando o público de alguns caminhos possíveis para a criação coreográfica. As atividades apresentarão exercícios técnicos de dança contemporânea, bem como jogos e atividades de criação com base em obras artísticas de outra linguagem (textos, músicas, imagens).

Serão duas oficinas: uma acontecerá nos dias 09 e 10 de maio (sábado e domingo) e a outra, dias 16 e 17, ambas das 10h às 12h. Cada uma delas será aberta a 20 participantes. No primeiro dia haverá maior enfoque para elementos de movimentação e primeiro contato com uma criação coletiva. No segundo, serão enfocados os aspectos criativos que resultarão em uma pequena composição coreográfica conjunta. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone 11 332....

Sobre o Danceato

O grupo atua desde 1999 na cidade de Diadema, desenvolvendo criação e pesquisa em dança contemporânea e dança-teatro. Surgiu como extensão de uma oficina de dança-teatro ministrada à comunidade de Diadema. Inicialmente voltada à preparação corporal para atores, tornou-se um fórum de estudo regular de técnica e criação em dança contemporânea e dança-teatro, configurando-se então como grupo.

Três Momentos do Movimento