No mês da Consciência Negra, o Observatório de Favelas, a Redes de Desenvolvimento da Maré e a Retalhos Cariocas realizam, nos dias 9 e 10 de novembro, o encontro Negro, Cidade e Estética.

Divulgação

Créditos: Divulgação

O evento busca abordar o racismo em sua articulação

O Galpão Bela Maré receberá, nos dois dias, eventos de moda, música, cultura e debates com personalidades e pensadores, para  abordar o racismo em algumas de suas especificidades, como as consequências para a produção criativa negra, sua manifestação no ordenamento espacial e construção de cartografias imaginárias da cidade.

Às 17h, cortejo com o grupo Marecatu, um desfile produzido pela Retalhos Cariocas, que lançará sua coleção “Majestade África”. A atração terá trilha sonora da cantora e criadora de sons Raquel Coutinho e será seguida pelo bate-papo “Negro, Estética e Cidade: articulações possíveis?”, no qual os convidados Aori Anaga e Refem debaterão com a platéia diferentes dimensões do tema.

A partir das 18h, serão abertas as exposições fotográficas “Black Faces” e “Herdeiros de Axé”, das fotógrafas Marta Azevedo e Renata Giannattasio, respectivamente. O encerramento deste primeiro dia fica por conta do grupo de dança Kina Mutembua e da festa Kizomba, celebrando o mês da consciência negra.

Às 12h, acontece o almoço com a roda de samba do grupo Nova Raiz, seguido pela roda de conversa “Negro, Estética e Cidade: possibilidades e limites no debate sobre igualdade racial”, com os convidados Sandra Almada (repórter da Revista Raça Brasil, Mestre em comunicação e escritora), Azoilda Loretto da Trindade (da Faculdade de Formação de Professores da Uerj), Jorge Barbosa (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF e do Observatório de Favelas) e Denilson Araujo (da Faculdade de Formação de Professores da Uerj).

A partir das 14h, em paralelo, o Grupo de Jongo de Pinheiral realiza atividades e contação de histórias para as crianças. O encerramento do evento, às 17h30, será marcado por uma grande roda de jongo.

Seminário Negro, estética e cidade

09 Nov
e
10 Nov

  • Sex 09/11
    • às 17:00
  • Sáb 10/11
    • das 12:00 às 17:30

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
Catraca Livre
add Google Agenda