Entre 18 e 21 e de 25 a 28 de maio, das 14 às 18h, o SESI Vila Leopoldina oferecerá oficina intitulada Artes Gráficas e História Oral: Cartunistas Pacifistas.

A oficina, ministrada pelo historiador e arte-educador Vilmar Henrique de Oliveira Junior, visa o ensino do desenho artístico no estilo cartum, a produção de histórias em quadrinhos, análise da tradição oral de temáticas histórica e cultural e dos valores da cultura da paz.

Com carga horária de 32 horas, o objetivo é desenvolver o olhar crítico dos participantes para que se tornem aptos a se posicionar, avaliar e agir socialmente, interpretar e produzir roteiros, histórias em quadrinhos e charges.

Para participar, os alunos deverão providenciar o seguinte material didático: 2 lápis 2B, 1 lápis 6B, 1 borracha macia, 1 bloco de papel sulfite  formato A3 (50 folhas), 1 caneta pena mosquito, 2 folhas de papel canson formato A4, 1 vidro de tinta nanquim e 1 régua de 30 cm.

Sobre o palestrante

Vilmar Henrique de Oliveira Junior é historiador, arte-educador, músico (rapper e gaitista) e técnico em desenho de comunicação.
Sua experiência profissional conta com trabalhos para organizações sociais, filantrópicas, religiosas, empresas promotoras de eventos e instituições governamentais.
As atividades de Vilmar se concentram nos segmentos de pesquisa historiográfica, cenografia, ilustração, design gráfico, promoção de eventos artísticos e culturais, paineis para vitrine, criação para websites, aulas de desenho, projetos gráficos e publicitários, cartum, história em quadrinhos, modelagem em argila, palestras e aulas de história da arte e sintaxe da linguagem visual da história.

Oficina de artes gráficas