O OfiCine, antigo Cine_Copie e Cole, retoma sua programação com uma nova seleção de filmes. O tema da vez, intitulado Curta os Curtas, acompanha o espírito das narrativas breves e fragmentadas que compõem os vídeos da exposição Repeat All, mostra de videoarte com trabalhos de artistas e coletivos de dez países.

Composto por filmes de curta-metragem selecionados pelo curador Marcos Kurtinaitis, o programa cultural inclui grandes produções nacionais, direcionados ao público infanto-juvenil, e traz uma série de animações antigas com personagens conhecidos pela garotada.

Há desde filmetes em super-8 estrelados pela turma do Pica-Pau e Tom & Jerry, até desenhos animados raros do mestre Otto Soglow e curtas de animação dos estúdios Walt Disney, premiados com o Oscar da categoria, além de animações brasileiras. O filme de estreia é O Menino, a Favela e as Tampas de Panela, de Cao Hamburger (mesmo diretor de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias).

Depois da exibição dos curtas, os espectadores previamente inscritos têm a oportunidade de participar de uma oficina, desenvolvida pelo Núcleo Educativo do Museu e pelo cineasta Edwin Perez. A proposta é envolver as crianças e seus acompanhantes em atividades que promovam reflexões sobre os filmes vistos, oferecendo recursos para que produzam seus próprios vídeos.

Programação:

Dia 8/3: Programa 1 – Curta com as Crianças (Oficina 1 – direção)

Dia 15/3: Programa 2 – Animação à Moda Antiga (Oficina 2 – Flipbook)

Dia 22/3: Programa 3 – Animação à Brasileira (Oficina 3 – Stop Motion)

Dia 29/3: Programa 4 – Fábulas Disney  (Oficina 4 – roteiro)

Mostra de Curtas-Metragens