Prestes a completar 85 anos, compositor paulistano Paulo Vanzolini ganha o documentário Um Homem de Moral em sua homenagem, com sessão aberta ao público e entrada Catraca Livre, no dia 22 de abril. 

A sessão, realizada em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, será seguida de debate com o diretor do filme, Ricardo Dias, o compositor Paulo Vanzolini e a doutora em letras Ludmilla Mendes Lima, autora do trabalho “Conjunções improváveis, órbitas instáveis: o samba de Paulo Vanzolini”, defendido em mestrado na Universidade Federal de GO.

Dez anos depois de filmar o rio Amazonas com o cientista Paulo Vanzolini, no filme ‘No Rio das Amazonas’, Ricardo Dias volta a viajar com Vanzolini, agora pela sua cidade, São Paulo, e por sua obra musical. O filme tem a participação de grandes nomes da nossa música como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Márcia, Inezita Barroso, Paulinho Nogueira, Miúcha, Virgínia Rosa, Ana Bernardo, O Bando de Macambira, Chico Aguiar, Edu Maia, João Macacão, Maria Marta e Adoniran Barbosa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U0A3pRS8oZE[/youtube] 

Junto com Adoniran Barbosa, a obra de Paulo Vanzolini é reconhecida como o que há de melhor no samba de São Paulo. Muitas de suas músicas são verdadeiros clássicos da nossa música popular: Ronda, Volta por Cima, Praça Clóvis, Cuitelinho, Capoeira de Arnaldo, Boca da Noite, e por aí vai.

Ricardo Dias - diretor

Biólogo e cineasta formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em cinema pela New York University. Trabalha em cinema desde 1977. Realizou diversos longas e curtas metragens, entre eles o recente ‘Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba’ (2006), com Thomaz Farkas. Trabalha também para a televisão, tendo dirigido recentemente uma série para o Canal Brasil: ‘Tirando do Baú’ sobre os grandes filmes da cinematografia brasileira.

Ludmilla Mendes de Lima

Mestre em Letras – Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás, com dissertação com título “Conjunções improváveis, órbitas instáveis: o samba de Paulo Vanzolini”. Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas, na Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - USP.

Documentário sobre Paulo Vanzolini