O pianista japonês de jazz Kuni Mikami realiza mini turnê no país em outubro, com apresentações gratuitas nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília, Belém e Manaus. Todos os shows têm apoio da Fundação Japão e são co-promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores.

Especialmente na capital paulista, que sedia a abertura da turnê, Kuni Mikami tocará  com os músicos Shen Ribeiro (flauta), Sidiel Vieira (contrabaixo) e Magno Bissoli (bateria). As apresentações acontecerão dias 9 e 11 de outubro, respectivamente no Espaço Cachuera! e no Centro Cultural São Paulo.

A apresentação terá canções de George Gershwin ("Ain't Necessarily So", "I Loves You Poggy" e "Somebody Loves Me"), clássicos do ragtimes ("The Entertainer" e "St. Louis Blues"), Duke Ellington ("Caravan", "Satin Doll", "Take the A-Train", "Mood Indigo" e "A Single petal of the rose"), folclore Japonês ("Lullaby of Itsuki", "Konpira Fune Fune" e "Kagome Kagome"), além de uma composição própria, "Spring Song".

Sobre Kuni Mikami

Nascido no Japão e naturalizado norte-americano em 1993, Mikami começou a tocar piano clássico aos seis anos. Sempre com interesse pela improvisação, quando escutou a composição Take Five, de Dave Brubeck, seguiu o caminho do jazz norte-americano.

Ao mudar-se para Nova Iorque em 1975, Mikami começou a compor canções de jazz e a se apresentar com vários artistas renomados como Illinois Jacquet, Elvin Jones, Dakota Staton, Melba Joyce e Queen Esther Marrow.

Kuni Mikami participou de turnês com Duke Ellington Orchestra pela Europa e Ásia e tocou com a orquestra em Birdland (NY) por oito anos, além de shows com a Cab Calloway Orchestra.

Sua estréia no cenário do jazz americano aconteceu em 1991, quando aceitou convite para tocar com a lenda do jazz Lionel Hampton, que descreveu Mikami como “um grande músico e solista com muita alma”. Eles se apresentaram juntos por mais de dez anos até Hampton falecer.

Com o apoio da Fundação Japão, passou a fazer shows como solista, além de espetáculos em que mesclava jazz e mímica pelos Estados Unidos, Austrália, Japão, Brunei, Filipinas, Porto Rico, República Dominicana, Nicarágua e Honduras.

Pianista Kuni Mikami faz shows gratuitos no Brasil