A mostra traz imagens do projeto Post-it City, que pesquisa os diferentes usos temporários do território urbano, da perspectiva da arquitetura ao urbanismo e às artes visuais.

O projeto Post it City - Cidades Ocasionais nasceu em 2005 e é fruto de uma pesquisa de colaboração entre o Centre d´Art Santa Monica de Barcelona e o CCCB- Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. A exposição foi primeiramente apresentada em Barcelona e, posteriormente, foi exibida de forma itinerante em Santiago, passando por São Paulo e a seguir em Buenos Aires.

São apresentados 70 casos de estudo, mapeados a partir do conceito de Post it City, que designa diferentes ocupações temporárias do espaço público, seja de caráter comercial, lúdico, sexual, ou de qualquer outra índole, tendo sempre a característica comum de não deixar rastro e de autogerir as suas aparições e desaparições.

A itinerância conta com o patrocínio da Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior da Espanha (Seacex) e com o apoio da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional (Aecid). Dirigido pelo curador Martí Peran, o projeto mapeou formas de utilização ou ocupação temporária de espaços urbanos em diferentes cidades do mundo. A partir de vídeos, reproduções fotográficas, textos, mapas e plantas são revelados os conflitos que permeiam as relações entre o público e o privado. Conflitos que muitas vezes geram ações e ocupações inusitadas.

Para a realização do projeto, Martí Peran conta com os curadores Giovanni La Varra e Filippo Poli e Frederico Zanfi, além de uma equipe de itinerância formada por Pablo Brugnoli (Chile), Pedro M. R. Sales (Brasil) e Tu Parte Salada (Argentina).

A mostra no CCSP contará com uma instalação da artista Louise Ganz, elaborada especificamente para a exposição, além de atividades parelelas, como seminário e oficinas.

Veja a programação dos seminários e oficinas

Post-it City