Divulgação

Créditos: Divulgação

Todas as eliminatórias do Concurso contam com entrada Catraca Livre

Acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, o 3º Concurso Internacional Bndes de Piano, considerada a maior competição do gênero no Brasil. Ao longo dos dias 26, 27 e 30 de novembro e 1, 3, 4 de dezembro serão realizadas as provas eliminatórias e as semifinais, no Auditório do Bndes, com entrada gratuita.

O evento, com direção da pianista Lilian Barretto, deve reunir 20 pianistas selecionados de 13 países. A programação começa dia 25, às 17h, com um concerto de abertura no Theatro Municipal, com o pianista convidado Sergio Tiempo. O venezuelano se apresenta com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. No programa, Arcos Sonoros da Catedral Anton Bruckner de Almeida Prado e os concertos para piano e orquestra de Ravel e Tchaikovsky.

A prova final será no dia 8 de dezembro, às 17h, no Theatro Municipal, também com entrada gratuita, quando os três finalistas selecionados tocarão com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência da maestrina Ligia Amadio. Os participantes vão disputar R$215 mil em prêmios. O vencedor receberá R$ 80 mil e concertos no Brasil, Europa e EUA.

Participam do júri nomes como: Jean-Philippe Collard (presidente do júri), atualmente diretor artístico da SérieFlâneries Musicales de Reims, na França; o italiano Antonio Pompa-Baldi, professor do Cleveland Institute of Music; Frank Lévy, que foi professor durante 13 anos da Juilliard School e atualmente é professor convidado do Programa do Centro de Graduação da Universidade de Nova York e do International Keyboard Institute and Festival of Mannes College e Gabriel Tacchino, que ministra master classes e cursos na Universidade de Tóquio, na Academia Internacional de Nice, na Universidade de Salzburg e na Schola Cantorum, de Paris.

Confira a programação completa do III Concurso Internacional Bndes de Piano do Rio de Janeiro.

III Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro

25 Nov
a
08 Dez

  • diariamente de 25/11 (Dom) a 08/12 (Sáb)
    • das 15:00 às 20:00

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
Catraca Livre