divulgação

Créditos: divulgação

Convidados falam sobre suas experiências no 2º Ciclo de Palestras dos Sobreviventes do Holocausto

A Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis receberá, em todas as segundas-feiras de novembro, o 2º Ciclo de Palestras dos Sobreviventes do Holocausto, a partir do dia 5, às 19h30. A entrada é Catraca Livre.

Durante as palestras, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de sobreviventes do massacre, tirar dúvidas e debater sobre o ocorrido.

O primeiro encontro será ministrado por Nanette Konig, ex-colega de Anne Frank no colégio e, posteriormente, no Campo de Bergen Belsen, onde ficou presa após ser transferida do campo de Westerbork, na Holanda.

No dia 12, a convidada será Janine Schlesinger. Judia de origem polonesa, Janine passou pelo gueto de Cracóvia e pelos campos de Plasow (o mesmo da lista de Schindler), Aushwitz e Bergen-Belsen, reencontrando seu pai e seu futuro marido apenas ao fim da guerra.

No dia 19, será a vez de Tom Venetianer. Nascido na antiga Tchecoslováquia, ele conseguiu se esconder durante alguns anos, vivendo situações de alto risco. Após ser preso e levado para o campo de Therezienstat, foi usado pelos alemães para enganar a Cruz Vermelha. Os nazistas “maquiaram” o campo e selecionaram alguns prisioneiros para iludir os visitantes, Tom foi um deles.

No último encontro, no dia 26, o palestrante será Michel Dymetman. Seu relato irá girar sobre a participação dos franceses e belgas no Holocausto. Michel esteve preso em campos nesses dois países, antes de ser transportado para Ebensee, na Áustria, um dos piores campos de trabalhos forçados. Após a palestra, ele distribuirá aos presentes o seu livro "Anos de Lutas".

A curadoria e a mediação dos eventos será feita por Marcio Pitliuk e Jacques Griffel.

2º Ciclo de Palestras dos Sobreviventes do Holocausto

05 Nov
a
26 Nov

  • de 5 a 26/11
    • Segundas às 19:30

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
Catraca Livre
add Google Agenda