Spaniol cria instalação para a Capela do Morumbi

Espaço recebe nova instalação site-specific de autoria do artista plástico gaúcho José Spaniol

divulgação
A instalação fica em exposição até novembro
A instalação fica em exposição até novembro

A partir do dia 20, a Capela do Morumbi apresenta o novo trabalho do artista plástico gaúcho José Spaniol. A instalação Tímpano, especialmente projetada para dialogar com o espaço, é uma peça circular feita em taipa de pilão, a mesma técnica utilizada na construção da capela. O trabalho destaca tópicos recorrentes na produção de Spaniol, como a arquitetura e a relação entre a obra e o local em que está inserida.

O artista conta que a inspiração para a criação da instalação vem de um desejo antigo de formular outro trabalho a partir da terra, mesmo material utilizado por ele em Mirante, que integrou a exposição Arte e cidade, em 1997. “Sempre pensei em fazer outro projeto utilizando terra batida. Quando visitei a Capela do Morumbi, no ano passado, achei que esse espaço seria ideal”, explica.

A proposta principal da obra é relacionar semelhança e contraste com o ambiente. No que se refere à similaridade, o artista plástico destaca a terra batida utilizada na edificação da capela e também na instalação. “Esse fato dota a escultura de certo mimetismo em relação à igreja, como se houvesse uma continuidade entre esses elementos”. Spaniol revela, ainda, uma particularidade de sua arte. “Ao longo dos anos, descobri que meu trabalho nascia de uma reflexão pessoal sobre os materiais. Quando penso em um projeto, logo determino se vou utilizar cerâmica, terra, madeira, papel ou cera”.

A relação de contraste entre a obra e a capela surge da tensão entre a forma cúbica da pequena igreja e a linha curva da escultura. “A arquitetura em confronto com a peça enfatiza, através dos vãos entre a parede do espaço e as formas do objeto, a verticalidade presente na nave da capela. A própria terra, normalmente um dos signos recorrentes da horizontalidade, nesse caso é posta de pé”, conta o artista plástico.

Por Redação