Edu Marin

Créditos:

Roberto Audio e Sergio Siviero

Hoje, 16 de janeiro, às 21h,  o Teatro da Vertigem inaugura sua sede na Bela Vista com uma nova temporada da leitura cênica Historia De Amor (Últimos Capítulos) de Jean-Luc Lagarce. O local será destinado para pesquisa, ensaios e performances da companhia, podendo também ser aberto ao público em programações especiais.

Fundado em 1992 e dirigido por Antônio Araújo, o grupo encenou e acumulou vários prêmios durante essa trajetória. Espaços não-convencionais como hospitais (O Livro de Jó), igrejas (Paraíso Perdido), presídios (Apocalipse 1,11) e o Rio Tietê (BR-3) serviram de palco para as montagens da companhia, que nesses dezessete anos de existência reuniu 24 prêmios (APCA, Shell, Mambembe, APETESP e Funarte).

Jean-Luc Lagarce, autor de História de Amor (Últimos Capítulos), é um dramaturgo contemporâneo francês dos mais encenados na Europa na atualidade, mas ainda pouco conhecido no Brasil. Falecido prematuramente aos 39 anos de idade, vítima de Aids, deixou uma obra bastante prolífica e original. Escreveu mais de vinte e cinco textos: "Le Pays Lointain", "J´étais dans ma maison et j'attendais que la pluie vienne", "Nous, les héros", "Apenas o Fim do Mundo" e "História de Amor (Últimos Capítulos)".

História de Amor (Últimos Capítulos), escrito em 1983, trata do encontro de um homem e de uma mulher com um outro homem, com quem ambos tiveram uma história de amor. Eles, ao fim desse romance-a-três, o abandonam para viverem juntos. Esse homem, então, sozinho, escreve, lê, lembra-se da história que os uniu no passado. É a lembrança de uma história, mas também a sua recriação. Trata-se, é claro, do amor entre essas três pessoas, mas também de um amor pela própria escrita, pelo próprio ato de escrever ou de criar, e em última instância, pelo próprio teatro.

Ficha técnica

Tradução – Sergio Siviero

Adaptação - Antônio Araújo

Direção – Antônio Araújo

Assistência De Direção – Eliana Monteiro

Personagens/Atores:

A Mulher – Luciana Schwinden

[email protected] – Roberto Audio

2@ Homem – Sergio Siviero

Iluminação – Guilherme Bonfanti

Cenografia – André Cortez

Trilha Sonora – Laercio Resende

Secretaria – Denise Janoski

Direção De Produção – Teatro Da Vertigem e Henrique Mariano

Patrocínio – Petrobras

Leitura cênica