Divulgação

Créditos: Divulgação

Felipe Nunes, autor da obra, é um dos convidados ao evento

A 2ª edição do Festival de Artes Integradas ColetivaMente busca, pela primeira vez, realizar um evento que (re)pense a questão da cultura. O festival, que acontece de 9 a 11 de novembro na Lona Cultural do Realengo, conta com nomes importantes como os jornalistas Tom Leão e Ricardo Schott, o Cineasta Frederico Cardoso, além do artista gráfico Rafo Castro, com atividades, oficinas e música.

Serão 10 shows, DJ´s e trabalhos autorais representativas da cena alternativa da capital, como Rogério Skylab, Djangos, Lado 2, Tipo Úisque e ainda traz a banda Black Drawning Chalks, de Goiânia. O formato do evento ainda abraça outros tipos de arte como apresentação de esquetes teatrais nas áreas externas da lona, projeções de vídeos independentes em telão, além de realização de oficinas e promoção de debates de temas relevantes para o desenvolvimento profissional dos agentes da cadeia produtiva da música.

Ocupando os espaços da Lona Gilbrerto Gil, uma Feira Cultural será montada com stands voltados à exposição de produtos dos artistas, selos e demais envolvidos na cadeia produtiva da música independente. Toda a programação será gratuita, e o acesso aos shows, às oficinas e aos debates se dará mediante a doação de alimento não perecível ou de fralda descartável. Toda a arrecadação será revertida para a creche da UPP do Jardim Batan.

Teaser @ Festival Coletivamente 2012 from ColetivaMente on Vimeo.

21h: Shows

● Djangos- 22h30

● Lado 2 - 23h30

● Black Drawing Chalks (Goiânia) - 00h30

● DJ Clara (Casa Matriz) nos intervalos

14h - 17h30: Oficina de Poster art (poster de rua)

Os alunos devem Criar e Confeccionar de cartazes por meio de impressão em stencil ou serigrafia com reutilização de materiais (chapas Raio X-papeis já impressos,etc.), terminando com uma ação no ambiente da lona (ex: construção de um painel modular artístico)

15h - 17h: “Pcult (Partido da Cultura) na Rua! Mobilização popular”

De cada esquina, de cada boteco, das escolas, do trabalho, do trem ou do taxi, devem sair os anseios da população, no que se refere às políticas públicas para nossas cidades, nossos estados, nosso país. Mobilização por todos os bairros de todas as cidades. PCult na rua! Ou colaboramos ou evaporamos.

Debatedores:

-Frederico Cardoso: cineasta, coordenador do Cine Mais Cultura/MinC, integrante do PCult - RJ;
-Davy Alexandrisky: Fotógrafo, gestor do Campus Avançado, coordenador do Ponto de Cultura Me Vê na TV e do Pontão TV dos Pontos, integrante do PCult - RJ;
-Lilian Sofia Rabello, carnavalesca e integrante do PCult.

Mediador: Mauro Lima - Gestor e Produtor Cultural da Lona Cultural Gilberto Gil e Coordenador da Oficina de Artes Cênicas do SESC Engenho de Dentro.

21h: Shows

● Aumumana - 21h30

● Wander Telles - 22h30

● Wagner José e seu Bando - 23h30

● Rogério Skylab - 00h30

● DJ Bráulio (festa Roqueadores) nos intervalos

14h - 17h30: Oficina de Stencil

Produção de painéis e impressão de camisetas por meio de máscaras vazadas (stencil) - focada mais na técnica, a ideia é estimular os alunos a trabalhar as mascaras vazadas como se fossem layers (camadas) e utilizando varias cores para enriquecer o trabalho.

15h - 17h:  "Crônica musical - crítica e reportagem na cena de hoje"

Neste encontro será discutida a importância da crônica musical na formação de público para os artistas, assim como sua influência real na conceituação de estilos e da cena musical em si.

Debatedores:

-Ricardo Schott: Jornalista e crítico musical
-Leonardo De Marchi: Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
-Tom Leão: Colunista cultural do canal Globonews, onde participa do programa 'Estúdio I". Há mais de duas décadas também atua como DJ, sob o codinome ZIGGY.

Mediador: Adilson Pereira - Edita o blog “Sambapunk” e trabalha como jornalista free-lancer.

19h30: Shows

● Stereomob - 20h

● Beach Combers - 21h

● Tipo Uísque - 22h

● DJ Bráulio (festa Roqueadores) nos intervalos

+ Feira Cultural com stands de produtos de artistas independentes

+ Exposição de artes plásticas do artista Rafo Castro

+ Esquetes teatrais nos intervalos dos shows:

+ projeção de vídeos de artistas independentes em telão

Festival de Artes Integradas ColetivaMente

09 Nov
a
11 Nov

  • diariamente de 9 (Sex) a 11/11 (Dom)
    • das 14:00 às 21:00

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
1kg de alimento não perecível ou 1 pacote de fralda descartável