Theatro São Pedro promove “Leituras no São Pedro”

Projeto apresenta leituras dramáticas duas vezes por mês

divulgação
Projeto traz leituras dramáticas de Shakespeare
Projeto traz leituras dramáticas de Shakespeare

O Theatro São Pedro, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, apresenta o projeto “Leituras no São Pedro”, que acontece entre os dias 27 de agosto e 18 de dezembro, sempre às 20h, com entrada Catraca Livre.

O programa, coordenado por Edna Ligieri vai trazer duas vezes por mês, leituras dramáticas de textos de William Shakespeare e de autores contemporâneos como Hugo Possolo, Marllos Silva e Ricardo Monteiro.

Agosto

Dia 27

Ponto de Bala, de Daniel Salve

De caráter metalinguístico, Ponto de Bala conta a história de um compositor de musicais em crise que luta para produzir sua última criação. Já desesperado com os percalços para se captar recursos no Brasil, decide se lançar em uma experiência: servir como homem bala numa espécie de ‘showmício’ na Praça dos Três Poderes em Brasília. Uma vizinha vidente que prevê o futuro de seus clientes através de forminhas de brigadeiro e um Senador Inescrupuloso atravessam o caminho do protagonista durante a trama.

Setembro

Dia 4

Muito Barulho Por Nada, de William Shakespeare 

Beatriz e Benedito são rápidos em construir respostas inteligentes e sarcásticas. Quando se encontram, seus diálogos são verdadeiros combates cujas armas são as palavras. São alérgicos ao casamento e suas falas fundamentam a parte cômica da peça. Uma intriga armada por um homem despeitado e vingativo, com provas falsamente arranjadas, acusa uma donzela de ser infiel ao seu ciumento noivo.

Dia 11

Vingança, de Marllos Silva 

Fábio e Sauí são amigos desde a adolescência. Durante os anos de colégio Sauí infernizou a vida de Fábio, humilhando o colega o tempo inteiro diante de todos. Quando chegam à faculdade, tornam-se grandes amigos e desta amizade surge à ideia de Fábio forjar o próprio sequestro. Mas, algo dá errado e Fábio acaba matando Carcará, um terceiro elemento que estava lá para ajudá-los. Através de um jogo de palavras Fábio vai fazendo Sauí perceber que entrou em uma grande emboscada e que cada palavra dele será usada contra ele mesmo nesse julgamento.

Outubro

Dia 9

A Tempestada, de William Shakespeare

A Tempestade é uma história de vingança, amor, dor, reconciliação e contrastes. Próspero, Duque de Milão, um mago de grandes poderes, e sua filha Miranda são levados, à força, para uma ilha. Próspero tem ao seu serviço dois escravos bem diferentes: Caliban que tem uma figura disforme é já um homem adulto e Ariel, um espírito servil e assexuado com o poder de transformar-se em ar, água ou fogo. Unindo os seus poderes aos de Ariel, Próspero provoca um naufrágio de forma a fazer com que seus inimigos cheguem à ilha onde ele se encontra para poder se vingar.

Dia 23

Modernidades, de Edna Ligieri

Paulo e Mariana são um casal típico de classe media alta, viciados em trabalho e em tecnologia. Um dia recebem a visita de um primo de Mariana, que vive no interior, em uma fazenda, em meio à natureza. Gustavo, o filho do casal, é um adolescente que vive em seu próprio mundo virtual completamente negligenciado por seus pais. Prisco, o homem simples, traz muitas lições a essa família e cada um dos personagens será modificado pela experiência de um apagão que prende a todos em um apartamento sem nenhum contato com o mundo exterior.

Novembro

Dia 6

As Alegres Comadres de Windsor, de William Shakespeare

Falstaff resolve seduzir duas mulheres casadas: a Sra. Page e a Sra. Ford, que tinham fama de controlar seus próprios assuntos financeiros, com o objetivo de conseguir dinheiro. Mas o que ele não sabia era que as duas eram comadres e, ao descobrir o plano, planejariam uma vingança. Em uma trama paralela, uma disputa amorosa entre três pretendentes de Anne Page, filha da Sra. Page. Falstaff é um personagem exaustivamente trabalhado por Shakespeare e participa de outras obras do autor.

Dia 13

Missa para um Asno, de Hugo Possolo

A peça faz parte de uma trilogia escrita por Hugo Possolo iniciada com U Fabuliô, que estreou em 1996 e permanece até hoje no repertório do grupo teatral Parlapatões. Missa para um asno conta o que aconteceu com os personagens antes dos fatos que se desenrolam em U Fabuliô. Também baseada em fabliaux, contos franceses licenciosos medievais, conta a história de como o camponês, Seu Quirico, e seu empregado, Jão Dimas, que para melhorar a colheita tentam convencer Frei Inocêncio a rezar uma missa para o asno da cidade.

Dezembro

Dia 4

Medida por Medida , de William Shakespeare

Vicêncio, duque de Viena, reconhece a corrupção moral dos cidadãos da cidade que governa. Também assume a culpa pelo estado a que chegaram as coisas e não tem coragem para, depois de quatorze anos, pôr um paradeiro a tanta dissolução. Assim, decide passar o governo para as mãos de Ângelo e de Escalo. O primeiro ato de Ângelo foi reviver uma antiga lei que impunha pena de morte por atos de fornicação. O tema é perfeitamente atual e as semelhanças são meras coincidências.

Dia 18

A República, de Ricardo Monteiro

Augusto Assunção, filho de um líder camponês assassinado, vê se abrirem repentinamente diante de si as portas para a carreira política. Rapaz simples, munido dos sonhos do pai, a quem idealiza, e de seus próprios, ele inicia uma carreira meteórica, caindo rapidamente nas graças do povo e da mídia, sem se dar conta de que, enquanto luta contra a máquina do poder, Augusto vai, imperceptivelmente, se tornando parte dela.

Por Redação