Visitante tem que descobrir “os erros” entre obra original e réplica

Por: Redação

Em “O Jogo dos sete erros”, em cartaz até 31 de outubro na Galeria Estação, o artista Rodrigo Andrade apresenta suas releituras de obras Sebastião Theodoro Paulino da Silva (1923- 2003), mais conhecido como Ranchinho. O resultado desta “pictofagia” são 10 trabalhos inéditos do artista contemporâneo expostos lado a lado às telas do pintor egresso da cultura de raiz. A entrada é Catraca Livre.

Diferentemente de Picasso, que modificou conceitos e formou uma nova escola ao retratar o famoso “Almoço na Relva”, de Manet, Andrade utilizou-se da apropriação, processo da linguagem contemporânea, e procurou a perfeição em suas releituras do mestre popular. Daí o nome da exposição.

O artista fotografou as obras e projetou as imagens em telas brancas, replicando cada pincelada. O deslocamento entre as versões é pequeno, sutil. De longe, chegam a ser idênticas, com as mesmas nuances no desenho e as diferenças surgindo apenas num olhar aproximado.

O musico Toni Belotto, que é de Assis, mesma cidade de Ranchinho, já fez um filme em super 8 sobre o artista e assina o texto para o catalogo da exposição.

Confira uma amostra:

Por Redação