A partir da obra do cartunista Henfil, foi concebido o espetáculo Top!Top!Top! com apresentações, dias 6 e 7, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Com direção de Pedro Granato, a montagem do Grupo Ivo 60 traz personagens marcantes na história brasileira entre as décadas de 1960 e 1970, entre eles Graúna, Baixim e Cumprido. A peça conta com o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

Com temáticas sociais e uma dose de denúncia, os desenhos de Henfil retrataram o período da ditadura que assombrava a população brasileira por meio da luta pela democratização liderada pelas artes, entre elas, as charges publicadas no Pasquim, Jornal do Brasil e outros meios de comunicação da época.

divulgaçãoTop! Top! Top!

Créditos: Top! Top! Top!

Top! Top! Top!

Sobre o autor e sua obra

Nascido em 1944, Henfil é irmão do sociólogo Betinho e cartunista desde os 18 anos. Entre as publicações em que trabalhou, estão a revista Alterosa, o Jornal dos Sports, o suplemento O Sol, o Pasquim - importante semanário fundado por Jaguar, Ziraldo e Millôr Fernandes -, o Jornal do Brasil e muitos outros. Até sua morte, em 1988, de AIDS, foi uma das principais referências políticas de sua geração.

No palco, Graúna, Zeferino e Bode Orelana moram na caatinga e buscam um pouco de água para aliviar o sofrimento. Enquanto isso, no sul, os frades Baixim e Cumprido procuram respostas para questionamentos sobre a condição humana. Em meio a objetivos diversos, os personagens se misturam em direção à palavra esperança.

Utilizando uma trilha sonora executada ao vivo pelos atores, e dirigida por Amilcar Farina, o grupo procura desvendar o Brasil de hoje por meio das ações do passado. O riso crítico, uma vez direcionado contra a ditadura, é ainda uma forma potente de canalizar as insatisfações atuais.

Top! Top! Top!