divulgação

Créditos:

Seu Jorge

Nos dias 24 e 25 de janeiro a Secretaria Municipal de Participação e Parceria promove o “II Vale da Participação e Parceria”. O evento realizado no Vale do Anhangabaú começará no dia 24, às 15 horas e terminará por volta das 22 horas do dia 25. Durante todo o período haverá a apresentação de cerca de 60 artistas no Palco Principal e no Palco Cultural, além de Mostra de Teatro, Exibição de Filmes, Oficinas Culturais, Prestação de Serviço, Telecentro e Exposições Fotográficas.

Cada uma das oito Coordenadorias que integram a Secretaria promoverá exposições de trabalhos e oficinas que irão enfocar a inclusão social das diversas etnias e parcelas vulneráveis da população que transformam a maior capital brasileira, neste palco multifacetado.

No ano passado, o evento teve um público estimado de 50 mil pessoas. Neste ano, a perspectiva é de que se repita o mesmo público. O destaque da Virada será a apresentação de Seu Jorge, que comandará a queima de fogos no Viaduto do Chá. Neste ano, no Palco Cultural, será aberto um espaço para a manifestação artística e cultural dos diversos países que formam a São Paulo de hoje e que deste caldeirão cultural construíram a vocação natural da cidade para a diversidade e também para artistas amadores, mostrarem o seu talento.

Confira programação completa: www.portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/participacao_parceria

Principais atrações

Seu Jorge, Diogo Nogueira e Natiruts no Vale Seu Jorge fará o show principal do evento. Ele entra no palco à meia-noite do dia 24, quando haverá queima de fogos, em comemoração ao aniversário, no Viaduto do Chá que fica em frente ao palco. Seu Jorge tocará canções do seu novo trabalho“ América Brasil, o Disco”.
Seu Jorge é um artista que criou um rumo musical com marca própria, driblando padrões e a própria realidade em que viveu. Nascido e criado na periferia pobre do Rio de Janeiro, Jorge Mario da Silva foi morador de rua, quando teve contato com o teatro e virou ator, seguindo-se a sonhada carreira de músico. Misturou samba com rock, funk, reggae e firmou carreira internacional auxiliada por atuações em vários filmes, especialmente Cidade de Deus. No show ele também cantará músicas já consagradas, como Carolina, Pretinha, Mina do Condomínio e outras.

Diogo Nogueira entra logo depois de Seu Jorge, por volta de 1h30. O filho do saudoso João Nogueira, trará para o palco um pouco da tradição do samba carioca, cantando músicas que vem consagrando na turnê “ Ao Vivo”.

A Banda Natirut’s patrocinada pela Rádio Mix-Fm irá animar a platéia no dia 25, às 15 horas, com os já clássicos Beija Flor e Liberdade Pra Dentro da Cabeça.

Escolas de Samba marcam presença

Pouco antes do show de Seu Jorge, quem subirá ao Palco será a Escola de Samba Campeã do ano passado, a Vai-Vai. A escola levará a bateria, passistas, Mestre-sala e Porta Bandeira e a ala dos Compositores, para tocar samba-enredo da escola e outros.
Por volta de duas da manhã, tomará conta do palco João Pedro e a Escola de Samba Portela que virá prestar homenagem à cidade de São Paulo e ao samba paulista.

Participação especial

Um dos pontos altos da programação será a participação especial do comediante Nelson Freitas que fará a animação de palco, do meio-dia às 18 horas do dia 25. Com veia cômica nata,  Nelson Freitas com seus quadros no programa Zorra Total,  alcançam altos picos de audiência, como “Márcia e Leozinho”.
Outro destaque é a participação da dupla sertaneja Matheus e Cristiano, que se apresentará no domingo  com o seu hit “Se é pra falar de amor”, da novela A Favorita.

Infra-Estrutura

O evento contará com 3 Palcos, 100 Banheiros Públicos, cerca de 50 Tendas, 100 Seguranças, além do contingente da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, 3 Postos Médicos com 3 ambulâncias de remoção e duas UTIs. Haverá também Praça de Alimentação com cerca de 20 barracas, Planetário e um Telecentro instalado no Vale.

As ações destacadas por setor

A Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) irá aproveitar a data que é também aniversário da capital de Angola, Luanda, para promover uma comemoração conjunta, uma vez que a cidade de São Paulo é lugar onde há mais negros no mundo, fora da África. Para comemorar os 434 anos de Luanda, a Secretaria trará manifestações africanas e artistas angolanos para o palco principal do Vale da Participação e Parceria no palco cultural e na Tenda.

A Coordenadoria de Atenção às Drogas trará para o Vale ações preventivas, além da instalação do Road Show do Bike Tour, passeio ciclístico que acontecerá no dia 25 na capital.

A Coordenadoria de Inclusão Digital irá instalar um Telecentro no Vale. No ano passado, mais de 500 pessoas acessaram a internet, no espaço reservado. Neste ano serão 30 computadores que estarão á disposição da população que for até o Vale.

A Coordenadoria da Juventude fará intervenções de Vídeo e de Teatro com o Grupo Pombas da Paz. Haverá ainda uma exposição de fotografias e exibição dos filmes do Concurso Imagem Jovem realizado no ano passado. Na tenda da coordenadoria também serão aceitas inscrições para os cursos de capacitação de jovens do Via de Acesso.

A CADS – Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual promoverá apresentações teatrais e exibirá filmes, que remontam à temática GLBTTT, na tenda instalada embaixo do Viaduto do Chá, dando oportunidade de expressão para os grupos de Direitos que militam contra a Homofobia.
A Coordenadoria do Idoso fará o Grande Baile do Idoso, abrindo o evento no dia 24, às 15 horas.

A Conpares – Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social trará oficinas do seu Projeto Ofício Social para o Vale, com ações que atendem ás mulheres, crianças, jovens e idosos e que serão desenvolvidas nas tendas de cada coordenadoria.

A Coordenadoria da Mulher promoverá distribuição de material informativo sobre a violência contra as mulheres, gua de serviços e cartilha da Lei Maria da Penha. A Coordenadoria também trará para o Vale, uma apresentação de Tai Chi Chuan, na manhã do dia 25. A atividade representa as ações de oficinas que acontecem em todos os Centros de Cidadania da Mulher na cidade.

A Incubadora de Projetos Sociais Auto-Sustentáveis trará para o Vale uma exposição do trabalho de Remanufatura de Computadores que está sendo realizado no local.

A FIESP , parceira do evento, levará para o Vale duas carretas com seu trabalho cultural e social. Uma das carretas terá por tema a qualidade na alimentação, ensinando como reaproveitar alimentos e combiná-los de maneira mais nutritiva. A FIESP irá instalar uma Tenda de cuidados médicos que fará, gratuitamente, exames laboratoriais para determinar taxas de colesterol, problemas renais, Aferição de Pressão Arterial , dentre outros.

Como outras atrações haverá também a instalação de  5 Brinquedos para crianças, integrantes do Projeto Praça Viva, um Planetário e Praça de Alimentação.

II Vale da Participação e Parceria