O tema será debatido pelo tradutor Ronald Kyrmse, intérprete de “J.R.R. Tolkien: uma biografia, de Humphrey Carpenter”, lançado pela editora Martins Fontes

Nascido em Curitiba, Kyrmse começou a carreira traduzindo Goethe e Helmut Thielicke e logo se tornou um estudioso da terra média.

Durante o evento será realizado também sorteio de livros do último lançamento de Tolkien, “Os Filhos de Húrin”.

Considerado um dos contos mais sombrios de Tolkien, o livro fala sobre o ódio de Morgoth, primeiro senhor do Escuro, com os filhos de Húrin.

Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados.

“Rei do Cheiro”

Eleito romance de 2009 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), “O Rei do Cheiro”, de João Silvério Trevisan.

O livro acompanha a trajetória de Ruan Carlos Coronado, rapaz simples do interior que ergue fortuna na capital paulista, onde começa sua fortuna fabricando produtos cosméticos no fundo de sua loja na rua 25 de Março, sobretudo um desodorante de grande sucesso comercial, cujo perfume teria efeito afrodisíaco.

Ruan acaba se tornando um grande empresário na área de perfumaria e cosméticos, conhecido como "Rei do Cheiro", nome de sua empresa – mas que permite várias outras inferências, como sua problemática sudorese e suas ligações com o mundo da droga, não apenas enquanto consumidor.

A partir da sua saga se articula o explosivo sequestro de um teatro em São Paulo, que mistura ficção e documentário, ao incluir os reais ataques do PCC em 2006.

O livro parte de uma pergunta quase banal: como nasce uma grande fortuna?  Trevisan irá explorar a nova elite, ou novos-ricos.

Trevisan cria um texto temperado de recortes criados através de fatos reais, reportagens, letras de canções, anúncios publicitários, programas de TV e de rádio. Um raio-X cultural da segunda metade do século XX.

Confira um trecho do livro

Palestra com o tradutor da obra de Tolkien, Ronald Kyrmse