Veja o que vale a pena ver de graça na Campus Party

Por: Catraca Livre

Que tal desconstruir a sua imagem e montá-la de novo com o rosto de seus maiores ídolos da música? Ou ainda ver um objeto sumir da tela na frente dos seus olhos? E o que você acharia de fazer uma música com o som que seu corpo faz ao se aproximar da luz? E depois de tudo isso, se decidir virar um empreendedor, ter um espaço reservado para dar todos os conselhos que você precisa? Essa é parte da programação gratuita da Campus Party, que acontece até o dia 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes.

O Catraca Livre esteve lá e fez um roteiro para você não perder tempo e aproveitar o melhor que a maior festa da tecnologia brasileira tem para oferecer. O destaque fica para a tenda “Campus Futuro” do projeto “Batismo Digital” que apresenta as maiores tecnologias que chegaram ao Brasil. Entre os projetos estão os aplicativos “You Are Made Of” e “Realidade Diminuída”. O primeiro foi desenvolvido pela revista Billboard e desconstrói sua imagem e a monta novamente usando apenas imagens de músicos famosos. A tecnologia Realidade Diminuída, projetada na Alemanha e trazida para o Brasil especialmente para a Campus Party, mostra como um objeto pode ser excluído da imagem captada pela câmera. No futuro, pode ajudar desde o processo de edição de vídeo como empresas do mercado imobiliário e de arquitetura.

Divulgação
Câmera Sonica e a música pela luz

Ainda dentro do projeto “Batismo Digital” há o “Campus Verde” que ensina sobre a reciclagem e dá dicas de como ser sustentável. Outro destaque é o espaço reservado para os Telecentros. Cerca de vinte computadores ficam disponíveis em tempo integral para acesso livre dos campuseiros. De acordo com a organização, a ideia é que a população conheça o projeto que aproxima o usuário da tecnologia utilizando apenas softwares livres (todos os computadores possuem o sistema operacional Linux). Dentro do espaço dos Telecentros acontecem também, diariamente, palestras e oficinas gratuitas sobre softwares de edição de vídeo, animação e manipulação de imagens.

Divulgação
Os Telecentros disponibilizam computadores para uso livre

Outro destaque da programação da prefeitura dentro da festa tecnológica fica a cargo do projeto “Imprensa Jovem”, feito por participantes do programa Nas Ondas do Rádio. Dezenas de crianças e adolescentes de regiões carentes da cidade faziam a cobertura do evento e publicava todas as novidades no blog No Ar Imprensa Jovem.

Para os empreendedores uma boa notícia: o Sebrae levou sua assessoria empresarial para uma tenda dentro da festa. Se você estiver circulando por lá e quiser saber mais sobre ideias empreendedoras e dicas de como abrir uma empresa, pode passar para conversar com um dos funcionários. As universidades também fazem parte da festa. O Senac oferece até o fim da semana um ciclo de palestras sobre tecnologia da informação. Para participar basta se inscrever antes do início da oficina.

Em linhas gerais a parte gratuita da Campus Party vale a visita, mas o campuseiro deve estar atento a alguns detalhes: não há acesso à Internet sem fio livre fora dos estandes, portanto prepare-se para ficar um tempo desconectado. Além disso, a alimentação está longe de ser Catraca Livre. Embora haja diversas opções no refeitório montado na parte externa do centro de exposições é recomendado que você leve um lanche para não gastar mais que o planejado. Depois de tudo organizado, conheça pessoas, troque experiências e aproveite a maior festa tecnológica do Brasil.