No sábado, dia 5, das 10h às 15h, três espaços muito especiais de São Paulo – os museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida e a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, realizam pela primeira vez em conjunto um passeio temático da série Encontro Peripatéticos, criada pela Casa Guilherme de Almeida em 2010.

O evento é gratuito, com 20 vagas. Cada participante ficará responsável por suas conduções e refeições. As inscrições serão por ordem de chegada ou pelo e-mail [email protected] e também presencialmente, na recepção da Casa. Saiba mais em  www.casadasrosas.com.br.

Montagem | Divulgação

Créditos: Montagem | Divulgação

Passeio passa pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

A caminhada terá início na Casa das Rosas – um dos poucos casarões que sobreviveram à transformação da Avenida Paulista, dedicada ao poeta concretista Haroldo de Campos. Em seguida, o grupo irá de metrô para a casa em Perdizes onde morou o poeta Guilherme de Almeida, um ativo participante da Semana de Arte Moderna de 1922. Por fim, chegará até a antiga residência do escritor Mário de Andrade, figura central do modernismo, na Rua Lopes Chaves, na Barra Funda.

O evento é baseado no conceito aristotélico de "ensinar passeando". Será uma experiência saudável – pelo prazer de andar – e de aprendizado sobre importantes pontos da cidade, marcada pela rememoração e pela descoberta de detalhes sobre os tempos idos e atuais. Os participantes percorrerão um caminho da história da cultura e da criação artística em São Paulo, que liga as propostas da poesia concreta à importância renovadora do modernismo nas primeiras décadas do século XX.

Na rota, antes de chegar a Casa Mário de Andrade, haverá uma parada na feira em frente ao estádio do Pacaembu, para que os participantes possam saborear um pastel com caldo de cana, típica "pedida" dos paulistanos.

Imagem Autor

A Casa das Rosas é um tesouro arquitetônico remanescente do ciclo histórico das mansões da Av. Paulista. Foi concluída em 1935 pelo escritório de Ramos de Azevedo. Os herdeiros do arquiteto ali viveram até meados dos anos 1980. Com o tombamento do imóvel pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1987, o espaço passou por diversas ocupações até transformar-se em Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Desde então, é a “casa da poesia”, onde são oferecidos para a população cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições.

+ posts do autor

Encontro Peripatéticos

05 Nov

Sáb 05/11  das 10:00 às 15:00 

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 Bela Vista São Paulo - SP (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Estação Brigadeiro (Metrô - Linha 2 Verde)
Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.