Em tempos de crise, em que cada real pode fazer diferença no orçamento, planejar é a melhor saída para quem pretende tirar aquelas merecidas férias. E a tecnologia pode ser uma grande aliada para economizar. Conheça sete plataformas que você não pode deixar de acessar.

Cupons de desconto
No Cuponomia, portal que reúne cupons de descontos dos principais players de comércio eletrônico do país, é possível economizar ainda mais em pacotes de viagens, além de encontrar cupons de desconto para as principais companhias aéreas e hotéis.

Viagem de ônibus
A plataforma do Guichê Virtual permite que as pessoas comprem passagens de mais de 70 empresas de ônibus para 4 mil destinos em todo o Brasil. E não existe melhor forma de economizar na viagem do que escolher o ônibus para se locomover. Além do menor preço nas passagens, a competição acirrada pela preferência dos passageiros faz com que as companhias invistam constantemente na renovação das frotas. Quem ganha com isso é o cliente final, que pode viajar em ônibus muito mais modernos, rápidos e confortáveis.

Monitore os valores de passagens
O Skyscanner monitora preços de passagens áreas e envia alertas avisando quando o preço da viagem estiver mais barato. Também conta com um calendário que destacanda os melhores dias do mês para fazer a compra com desconto.

Deslocamento
Que tal chamar um táxi pelo Vá de Táxi? O aplicativo está disponível para Android e iOS e aceita pagamento com cartão de crédito direto pelo smartphone. Além de segurança e comodidade, o taxista pode ser uma boa companhia para sugerir e levar aos principais pontos turísticos da cidade.

Hospedagem para a galera
Airbnb, disponível na web ou app para iOS e Android, permite que as pessoas encontrem hospedagens alternativas em mais de 34 mil cidades em 191 países. São mais de 2 milhões de anúncios com os mais variados preços e perfis, seja uma casa, um castelo, ilhas inteiras ou até mesmo uma casa na árvore. Pela plataforma é possível que pessoas descubram, reservem e vivam experiências únicas como um morador local.

Hospedagem na faixa
Couchsurfing é uma rede social formada por turistas que oferecem abrigo de graça no “sofá” de casa. Disponível em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. O site também monitora a opinião dos usuários e as avaliações feitas depois da hospedagem.

Pacote de horas em hotéis
Precisa parar um pouco para tomar um banho e recuperar as energias? Então sua solução é o HotelQuando.com. O aplicativo permite fazer reservas em hotéis por períodos de 3, 6, 9 ou 12 horas, ou seja, você paga apenas pelo período que precisa ficar hospedado. Praticidade e economia para o turista, que pode ainda aproveitar a piscina, o spa e toda estrutura dos bons hotéis cadastrados na plataforma. E tem mais: o HotelQuando possui a ferramenta de geolocalização. Basta o GPS do celular estar acionado e o app mostrará na tela todos os hotéis disponíveis mais próximos a você.