Imagine um lugar único, que conecta três países e é berço de um dos lugares mais perfeitos da natureza. Iguaçu, na língua tupi-guarani, significa água grande. E realmente água é o que não falta no maior conjunto de quedas d'água do planeta.

Bonito de perder o fôlego, Foz do Iguaçu, no Paraná, deveria ser um destino obrigatório de viagem para todos os brasileiros e por isso, elaboramos uma lista com oito  motivos imperdíveis para você colocar Foz entre os seus próximos destinos de viagem:

1- Uma das 7 maravilhas da natureza 

Créditos:

A força e anergia que vem dás águas

As Cataratas  ficam  no Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Paraná que abriga uma biodiversidade riquíssima. O Parque Brasileiro e o Parque Argentino, unidos pelo rio Iguaçu, possuem juntos cerca de 600 mil hectares de área protegida e outras 400 mil em florestas nativas.

Considerada uma das 7 novas maravilhas da natureza, título merecido e comprovado pelos milhares de turistas que ficam encantados com a beleza, a força e exuberância dos 275 saltos que juntos, formam um cenário inesquecível em meio a linda floresta. Fazer uma trilha pelas cataratas, encantar-se com a força e o barulho das águas, sempre acompanhadas por um belo arco – íris é de deixar qualquer pessoa sem palavras.

2 - Hotel das Cataratas

Créditos:

O Hotel das Cataratas fica dentro do Parque

O lindíssimo  Belmond, o hotel das Cataratas é o único hotel construído dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Um verdadeiro  luxo, cercado da mais exuberante natureza. Um privilégio para os hóspedes que desfrutam de uma vista inigualável para as cataratas e podem aproveitar o parque nos horários que ele está fechado para o público. Lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza!

Créditos:

Passeio na lua cheia para ver o arco-íris lunar

Existem passeios exclusivos para quem se hospeda no hotel, como caminhadas matinais pelas trilhas e passeio na lua cheia, onde se vê um raríssimo arco-íris lunar. Como não amar uma experiência dessa?

3 - Parque das Aves 

Créditos:

As araras resgatadas do Parque das Aves

Esse programa é uma experiência encantadora, principalmente para as crianças. O Parque das Aves é o maior viveiro do mundo especializado em araras. Cerca de 50% das aves do local foram resgatadas e a outra metade, nasceu lá. Hoje, o parque possui mais de 1.100 animais de 140 espécies. Ver de perto as exóticas aves da Mata Atlântica, andar pelo borboletário entre  árvores e plantas nativas é um programa que agrada principalmente aos turistas estrangeiros, encantados com a beleza e as cores das araras, tucanos e periquitos.

4 - Macucu Safári

Créditos:

Emocionante ver as cataratas pelo rio

Um dos passeios mais curtidos para admirar as Cataratas  por outro ângulo, é a aventura do Macucu Safari . O início do passeio é feito em jipe elétrico pela floresta, com algumas paradas para explicação sobre plantas nativas. A segunda parte do passeio é uma caminhada de 600 m por passarelas suspensas. A terceira é a mais emocionante! Uma aventura em um barco bimotor inflável que vence as corredeiras em velocidade, até o Salto 3 Mosqueteiros. O barco encosta nas cachoeiras e você recebe um banho muito forte e energizante ali mesmo. Sim, você irá se molhar totalmente, mas sairá revigorado e de alma lavada depois dessa aventura!

5 - Complexo Turístico de Itaipu

Créditos:

A potência da usina Itaipu

Outro passeio interessante para quem visita Foz é conhecer uma das maravilhas da engenharia moderna, a impressionante Itaipu, a maior usina  hidrelétrica em geração de energia do mundo. Construída no Rio Paraná, entre Brasil e Paraguai, a usina gera energia  limpa e renovável para os dois países.  Além da usina, existem hoje vários passeios oferecidos no complexo: visita panorâmica para conhecer o projeto, passeio de barco pelo lago de Itaipu, visita ao Refúgio Biológico, (um verdadeiro santuário de espécies nativas como jaguatirica, macaco-prego, onça- pintada, etc.), observatório com potentes telescópios, dentre tantas outras atrações.

6 - Marco das 3 Fronteiras

Créditos:

Apresentação no Marco das 3 fronteiras

Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras, é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, outra em Ciudad del Este e a terceira em Puerto Iguazú, caracterizados pelas respectivas cores das bandeiras do Brasil, Paraguai e Argentina.  Recém inaugurado, após uma reforma que durou mais de um ano, com um investimento de R$ 30 milhões, o Novo Marco das 3 Fronteiras virou um passeio super interessante para quem visita Foz. As novas atrações incluem uma ambientação histórica das Missões Jesuíticas, um filme sobre a história do desbravamento da região e do desbravador, Cabeza de Vaca, (primeiro homem branco a ver as Cataratas em 1542), performance de dança, parque infantil, restaurante e loja de lembranças. Perfeito para um passeio no final da tarde para apreciar um belo pôr do sol numa geografia única, onde 2 rios, 3 países e 3 diferentes culturas se unem. Super bacana!

Créditos:

Encontro dos 3 países

7 - Compras

 O comércio em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguaçu, costuma atrair um número grande de visitantes que buscam marcas e produtos importados com preços convidativos.  Ciudad Del Este, no Paraguai, costuma atrair compradores em busca de produtos eletrônicos. Já em Puerto Iguazú, na Argentina,  a busca é por produtos de couro e lã, vinhos finos, queijos e embutidos, além de um Duty Free Shop. E para muitos brasileiros que adoram umas comprinhas, esse é um programa imperdível!

8 - Gastronomia

Créditos:

Carne e Tango no lado argentino

E lembrando que você está na tríplice fronteira, dá para tomar café no Brasil, almoçar no Paraguai e jantar na Argentina em um só dia. Já pensou? Então dá para triplicar as opções gastronômicas do local. Para quem adora o Churrasco argentino, vale atravessar a fronteiro do país “hermano” para experimentar a “parrilla” do El Quincho del Tio Querido, com direito às boas carnes e um show de tango.

Do lado brasileiro, muitos gringos aproveitam as carnes brasileiras e os shows noturnos da churrascaria Rafain. Já o restaurante Porto Canoas é uma ótima opção para um almoço com vista para as Cataratas e momentos de  contemplação do Parque Nacional do Iguaçu.

Novos voos

Foz ganhou no começo do mês mais um voo diário direto saindo de São Paulo. E em breve, a empresa terá mais duas frequências diretas, uma delas partindo do Rio de Janeiro.

Depois desses 8 motivos, você concorda que esse destino é perfeito para colocar na sua lista de viagens?

Imagem Autor

Ana Paula Garrido é editora e jornalista de O melhor da viagem, blog sobre viagens, lugares e coisas imperdíveis pelo mundo, para você conhecer, curtir e viajar!

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.