Nem só de mar e areia vive o verão carioca. Para aqueles que gostam de curtir temperaturas mais amenas sobre um bom gramado, preparamos um roteiro com parques que têm o horário de funcionamento estendido durante o verão.

Áreas para piqueniques, trilhas e mirantes são alguns dos atrativos para quem  está em busca de sombra e, no caso de alguns, água fresca também.

Confira as opções por bairro:

Parque Estadual da Chacrinha

Uma das últimas áreas verdes preservadas de Copacabana, o parque tem trilhas que dão acesso ao alto do Morro do São João, muito procurado por montanhistas.Além das trilhas, há áreas para a prática de esporte e jogos e equipamentos de ginástica. Para fazer piqueniques, é necessário fazer agendamento prévio.

divulgação

Créditos: divulgação

Parque da Chacrinha tem trilhas e áreas de lazer

Funciona todos os dias, a partir das 8h. Durante o horário de verão, o funcionamento do parque está estendido até as 18h.

Observação: como fica em uma região de encostas, o parque não é aberto a visitas em dia de chuva.

Endereço: Rua Guimarães Natal, s/nº, Copacabana

Telefone: 2542-3247

 

 


Parque Municipal da Catacumba

O parque é uma reserva ecológica à beira da lagoa Rodrigo de Freitas. Tem uma vasta área verde, caminhos pavimentados e pequenas praças, além de uma trilha de 600 metros que leva a um mirante, de onde é possível ver a Lagoa e o Jardim Botânico, além de outros cartões postais.

divulgação

Créditos: divulgação

Vista do mirante do Parque da Catacumba

Para fazer piqueniques, é preciso pedir autorização à administração, mesmo em caso de grupos pequenos.
Uma empresa especializada também oferece esportes radiciais, como rapel e arvorismo, dentro do parque.

Funciona de terça a domingo, a partir das 8h. Durante o verão, está com horário estendido em uma hora: a entrada é permitida até as 17h30 e a permanência até as 18h.

Endereço: Avenida Eptácio Pessoa, 3000, Lagoa
Telefone: 2247-9949
E-mail: [email protected]

 

Parque Natural Municipal Chico Mendes

Além de um belo cenário, o parque é também uma importante reserva ecológica localizada na Baixada de Jacarepaguá. Ele foi criado no entorno da Lagoinha das Tachas, há quase 30 anos. Hoje, abriga plantas e animais raros ou ameaçados de extinção - caso do jacaré de papo amarelo, uma de suas principais atrações.

O parque tem quase 5 quilômetros de trilhas e amplos espaços de lazer. Além de curtir a natureza, os visitantes contam com espaço para piquenique, parquinhos para crianças e pistas de corrida. Recentemente, um novo deque foi inaugurado na lagoa.

Também é possível fazer visitas guiadas com agendamento prévio.

Funciona de de terça a domingo, a partir das 8h. Durante o horário de verão, o funcionamento está estendido em uma hora, até as 18h.
Endereço: Avenida Jarbas Carvalho, 679, Recreio.
Telefone: 2437-6400