Foi no Largo da Santa Cecília, um dos mais tradicionais redutos boêmios da capital paulista, onde tudo começou. Da reunião de sambistas da velha e da nova geração, junto à contribuição dos moradores do bairro, surgiu em 2009 o Bloco Carnavalesco Filhos da Santa.

Idealizado por Demétrio Atra, o grupo nasceu com um propósito democrático, cujo objetivo é a participação ativa das pessoas envolvidas, além da integração cultural com o bairro, por meio de oficinas culturais e outros projetos.  Após três anos de fundação, hoje o bloco é formado pela população do bairro, sobretudo, com o apoio de educadores e intelectuais da região.

Festa da democracia

Fundado oficialmente no dia 2 de outubro de 2009, o bloco teve o nome, “Filhos da Santa”, escolhido pelos frequentadores da tradicional roda de samba. E também suas cores: azul, branco e dourado.

A partir daí, semanalmente, os envolvidos passaram a se reunir, unindo esforços, para que o primeiro grande passo fosse dado: o desfile de estreia pelas ruas da Santa Cecília, realizado no dia 9 de fevereiro de 2010.

Confira as datas dos ensaios e desfile:

Aos domingos (15h30 às 17h)

Rua Ana Cintra, próximo ao terminal Amaral Gurgel

Às terças (21h às 22h30)

Praça Princesa Isabel (Ao lado do terminal Princesa Isabel)

Dias 18 e 01 de fevereiro (20h às 22h)

Largo de Santa Cecília entre as 20h e 22h

Dia 2 de fevereiro

Concentração no Largo de Santa Cecília (A partir das 16h30)