A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas para mais de 60 cursos em nove áreas da música, como teoria, iniciação, instrumentos, orquestras, música contemporânea, entre outras. As inscrições se estendem até o dia 23 de janeiro e todos os cursos são gratuitos.

Divulgação

Créditos: Heloisa Bortz

Inscrições da EMESP Tom Jobim se estendem até o dia 23 de janeiro

Ao todo, são aproximadamente 680 vagas distribuídas em mais de 60 cursos para todas as idades, que abrangem uma grande variedade de estilos musicais e vão desde os níveis iniciantes até os mais avançados. Os interessados podem escolher entre cursos como Iniciação à Viola Caipira, Guitarra Contemporânea, Improvisação Livre, Orquestra de Cordas, Orquestra Barroca, Iniciação à Percussão por Bateria de Escola de Samba, Musicografia Braille e Oficinas de Canto, além de dezenas de outras opções.

As inscrições devem ser feitas pelo site da EMESP Tom Jobim - emesp.org.br - e é possível se inscrever e, se aprovado, se matricular em mais uma modalidade. Os cursos têm duração de um ano, com duas horas de aula por semana. A lista com os inscritos estará disponível a partir de 27 de janeiro e todos devem prestar um processo seletivo de 30 de janeiro a 11 de fevereiro, com avaliações que variam de acordo com as exigências de cada curso. As aulas para os alunos aprovados começam entre 18 e 24 de fevereiro. Atenção: alguns cursos possuem limites de idades mínimas e máximas.

As inscrições também devem ser feitas pelo site da EMESP Tom Jobim até o dia 23 de janeiro. É possível se inscrever em mais de uma modalidade, mas o aluno aprovado poderá se matricular em apenas um curso. Os interessados devem passar por uma avaliação, que consiste em uma entrevista e uma prova prática, entre os dias 30 de janeiro a 11 de fevereiro. Assim como nos cursos livres, as aulas também se iniciam entre 18 e 24 de fevereiro.

Sobre a EMESP Tom Jobim

A Escola, que atualmente funciona em local alugado, passará a ter sede própria em prédio a ser construído no terreno da antiga rodoviária, na Luz (Praça Julio Prestes). De acordo com a assessoria, a construção deve começar a partir do dia 23 de janeiro.

Enquanto as obras são realizadas, será montado um palco voltado para a rua (na altura da chegada da Rua Santa Ifigênia na Avenida Duque de Caxias), e os alunos da Escola devem tocar para os operários, engenheiros, técnicos da obra e para o público em geral uma vez por mês, com entrada Catraca Livre. Os concertos começam em fevereiro. Fique ligado no Catraca Livre para mais notícias sobre a EMESP.

Imagem Autor

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Programa Guri Capital e Grande São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade.

+ posts do autor

EMESP Tom Jobim abre inscrições para cursos livres e preparatórios

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.