Quando se fala em viajar para a Europa, os destinos são quase sempre os mesmos, porém existem paraísos escondidos pelo continente, muito pouco conhecidos. Em Portugal, é possível encontrar um desses destinos, que conta com uma infraestrutura completa para receber os turistas: Funchal.

O local já serviu de esconderijo para piratas e leva esse nome por conta da grande quantidade de funcho que crescia nas montanhas locais. Hoje, ainda preserva paisagens naturais que se misturam com a urbanização, mas tudo de forma harmônica e muito convidativa.

Funchal, na Ilha da Madeir: para quem busca um belo destino

Créditos: Funchal, na Ilha da Madeir: para quem busca um belo destino

Funchal, na Ilha da Madeira: para quem busca um belo destino

Vale lembrar que, antes de programar sua viagem, o país faz parte do Tratado de Schengen, então não deixe de ficar atento ao seguro viagem. Depois disso, veja só como aproveitar tudo em grande estilo!

O que fazer em Funchal?

Quem deseja conhecer um pouco mais da história do local pode fazer isso de diversas maneiras, e uma delas é visitando o Madeira Story Centre. No local se encontra toda a história local, desde a formação dos vulcões até os visitantes históricos. Nas ruas da cidade, também se recupera toda a sua história com construções seculares.

Já quem prefere um contato maior com a natureza, pode começar visitando as plantações de bananas e de flores. As trilhas em meio a floresta são belíssimas e levam a montanhas que permitem uma vista completa do local.

A prática de esportes - alguns mais radicais -, também possibilita esse contato. O mergulho nas águas cristalinas é um atrativo à parte. Já para os menos aventureiros, passeios de barco para observar os golfinhos é sempre uma boa pedida.

Passeios de barco em Funchal

Créditos: Passeios de barco em Funchal

Passeios de barco em Funchal

Durante a noite

A cidade é bastante agitada, inclusive durante a noite, ideal para quem quer aproveitar em todos os horários. Até a meia-noite, existem diversos cafés e restaurantes que merecem ser visitados para a refeição noturna.

Da meia-noite às quatro da manhã é a vez de conhecer os clubes e bares espalhados pela cidade. Após isso, quem ainda tiver ânimo, pode ir para às discotecas, que ficam abertas até as sete da manhã.

São diversas opções para todos os gostos e perfeitas para os amantes da noite. A diversão não para nunca.

Os pontos turísticos

O Convento de Santa Clara foi construído no século 15 pelas freiras e os azulejos na parede são um encanto à parte. A Fortaleza de São Lourenço hoje é a sede do governo, mas no passado já foi uma importante defesa da ilha.

Pela Avenida do Mar se chega a diversos pontos da cidade --como monumentos, jardins e adegas. As Adegas de São Francisco não podem deixar de ser visitadas, pois produzem o famoso vinho da ilha.

Avenida do Mar, em Funchal

Créditos: Avenida do Mar, em Funchal

Avenida do Mar, em Funchal

Para quem quer degustar o que é plantado na ilha, o Mercado dos Lavradores reúne flores, legumes e frutas exóticas locais.

As datas festivas

A cidade também conta com festivais e datas comemorativas que valem muito a pena. No ano novo, a grande atração é a queima de fogos, considerada uma das mais bonitas do mundo.

O carnaval é bastante alegre e também possui muito samba e pessoas fantasiadas. A Festa da Flor conta com decorações bastante coloridas e – claro - muitas flores.

Festa da Flor - Funchal

Créditos: Festa da Flor - Funchal

Festa da Flor - Funchal

As adegas são apenas atrações, elas promovem a Festa do vinho. Nela é possível degustar os vinhos locais e conhecer um pouco mais sobre a sua produção. Além desses, durante todo o ano é possível aproveitar diversos eventos que ocorrem na cidade.

Os navios cruzeiros

Uma das maneiras preferidas que os turistas usam para chegar na ilha é por meio de navios cruzeiros. É bastante comum ver quatro navios atracando ao mesmo tempo no porto para que a cidade seja visitada.

Navios cruzeiros em Funchal

Créditos: Navios cruzeiros em Funchal

Navios cruzeiros em Funchal

Outra coisa que se tornou bastante comum nos navios europeus é, que durante a sua primeira viagem, haja uma passada pelo porto de Funchal. O local é bastante apreciado por sua beleza e se tornou uma tradição.

A dica aqui também é que você pode dar uma esticadinha na viagem para ainda conhecer Lisboa e seus encantos (que ficam para um próximo artigo). Boa viagem e até lá!

Artigo enviado pela equipe do Portal Seguro Viagem

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.