Inspirado em festival londrino, Future Shorts mistura cinema, arte e balada

No dia 16 de maio, quarta feira, a partir das 20h, acontece pela primeira vez em São Paulo o Future Shorts, festival de curtas-metragens internacionais, criado em 2003 em Londres. O evento já foi realizado em mais de 147 cidades, em 55 países diferentes, e reúne uma seleção de curtas do mundo todo.

A versão paulistana do festival é organizada pela Voodoohop e além de cinema, traz também música ao vivo, DJs e arte. São filmes de várias partes do mundo. Uma seleção exclusiva de curtas-metragens de animação, ficção e documentário realizados em países como Dinamarca, Austrália, França, EUA, Reino Unido e Brasil.

divulgação
Sessão de cinema da Future Shorts de Londres

O evento acontece a partir das 20h, no espaço da Trackers, no centro, com duas sessões: às 21h e às 22h30min. Serão nove filmes que já foram exibidos e premiados em festivais como Cannes e BAFTA, incluindo o novo curta de animação de Spike Jonze. As sessões acontecem num lounge, com bar, sofás e pipoca.

A entrada é permitida somente com nome na lista. Para incluir seu nome basta enviar um e-mail para voodoo@voodoohop.com.

Programação

Primeira Sessão (21h)

BEAR (Urso)

Nash Edgerton

Austrália – 2011.

Ficção

Edgertom é quem escreveu, dirigiu e atuou na comédia “Bear”, que conta a história do personagem, Jack, e seu tumultuado relacionamento amoroso.

QUADRANGLE

Dir: Amy Grappell

Estados Unidos – 2010

Documentário

O documentário investiga a vida de dois casais que resolvem trocar de parceiros e viver uma experiência conjugal aberta e comunitária. A história se passa em meados de 1970, em Long Island, NYC.

VENUS

Dir: Tor Fruergaard

Dinamarca – 2010

Animação

A confusa história de um casal tradicional, que há quatro meses não mantinham relações sexuais, e de repente, procuram um clube de swing, para apimentar a relação.

L’HOMME SANS TETE (O homem sem cabeça)

Dir: Juan Solanas

France – 2003

Animação

A história fantástica de uma homem sem cabeça que vive sozinho em um quarto com vista para um área industrial e está em busca do amor em um mundo pós-apocalíptico.

“Hoje em dia o cinema cada vez mais é visto como um produto comercial. O curta-metragem é uma das poucas possibilidades onde se tem liberdade artística e deve ser celebrado”, afirma Solanas, diretor do curta, que apresenta um trabalho estético realmente deslumbrante.

THE ARM (O Braço)

Dir: Brie Larson, Sarah Ramos, Jessie Ennis

Estados Unidos – 2011

Ficção

Ganhador do Prêmio Especial do Júri em Sundance 2012, o filme trata sobre a relação amorosa de adolescentes no mundo contemporâneo tecnológico.

Segunda Sessão (22h30min)

MOURIR AUPRÈS DE TOI (Morrer ao seu lado)

Dir: Spike Jonze & Simon Cahn

França – 2011

Animação

Animação dirigida pelo famoso diretor Spike Jonze que se passa em uma antiga livraria de Paris, onde durante a noite, as capas dos livros ganham vida.

LOVE YOU MORE (Te amo demais)

Dir: Sam Taylor-Wood

Reino Unido – 2007

Ficção

Inspirado pela música “Love You More” da banda The Buzzcocks, o curta conta a história de um casal punk em Londres, 1978. Emotivo e evocativo, o filme foi a estréia de direção da premiada artista plástica Sam Taylor-Wood e produzido pelo ganhador do Oscar, Anthony Minghella.

Filmes brasileiros – exibição especial:

MEU MEDO

Dir. Murilo Hauser

Brasil – 2010

Animação

O ser amedrontado permanece imóvel e sem respirar, ou se esconde como uma reação instintiva de escape à observação. O coração bate rápida e violentamente. A respiração acelera. As pupilas dilatam. Os olhos permanecem abertos.

MURO

Dir. Tião (Bruno Bezerra)

Brasil – 2009

Ficção

Alma no vazio, deserto em expansão.

Premiado em Cannes em 2009, o filme é um imenso mergulho artístico em uma comunidade do interior de Pernambuco.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.