Divulgação

Créditos: Divulgação

Dia D: objetivo é fazer com que a data do nascimento de Drummond faça parte do calendário cultural do país

No ano em que Carlos Drummond de Andrade completaria 110 anos, o Instituto Moreira Salles (IMS) organiza a segunda edição do Dia D - Dia Drummond. Para este dia estão programadas diversas atividades: mostra de cinema, curso gratuito com Antonio Cicero e lançamento de edição dos “Cadernos de Literatura Brasileira” dedicada ao poeta.

A ideia de realização do Dia D surgiu no ano passado. O intuito é fazer com que o dia 31 de outubro, data do nascimento do poeta brasileiro (1902-1987), seja comemorado e faça parte do calendário cultural do país.

Para este ano, o IMS promove o curso “Drummond: o tempo e a poesia”, ministrado pelo poeta Antonio Cicero. O curso acontece no IMS-RJ entre os dias 24 e 26 de outubro. No dia 31, o IMS exibe uma mostra de cinema com filmes da atriz sueca Greta Garbo, fonte de inspiração para poemas e crônicas de Drummond.

Neste dia, o Instituto também realiza o lançamento da edição dos “Cadernos de Literatura Brasileira”, dedicada ao autor com um bate-papo aberto ao público entre os poetas Eucanaã Ferraz e Ferreira Gullar e o professor de literatura brasileira da FFLCH-USP Ivan Marques. A conversa será mediada pelo jornalista Luiz Fernando Vianna. Senhas serão distribuídas a partir das 19h.

Confira abaixo a programação completa para o DIA D.

Curso “Drummond: o tempo e a poesia”, com Antonio Cicero

- O tempo do modernismo: o tempo presente, os homens presentes, a vida presente x o mundo caduco. A cidade grande x a província. O polimorfismo x as formas fixas. A utopia x a sociedade capitalista.

Horário: às 19h30

. Inscrições a partir do dia 16 de outubro no IMS-RJ

Grátis

Curso “Drummond: o tempo e a poesia”, com Antonio Cicero

- O tempo da modernidade: o mundo aberto x o mundo hermético. O ceticismo x a fé. A crença obscura x o claro enigma. A realização das vanguardas e seu fim.

Horário: às 19h30

. Inscrições a partir do dia 16 de outubro no IMS-RJ

Grátis

Curso “Drummond: o tempo e a poesia”, com Antonio Cicero

- O tempo da poesia: olhos novos e novas maneiras de olhar. Extemporaneidade e estranheza. Amar, depois de perder. Flores e náuseas.

Horário: às 19h30

. Inscrições a partir do dia 16 de outubro no IMS-RJ

Grátis

Drummond para crianças

- Adaptação do livro História de dois amores, que narra a amizade entre o elefante Osborne e a pulga Pul. Idade mínima: 3 anos - entrada gratuita.

Horário:

. Senhas serão distribuídas com meia hora de antecedência.

Mostra de cinema: “Drummond homenageia Greta Garbo”

14h – “Grande Hotel” - (Grand Hotel), de Edmund Goulding (1932 | EUA | 112min. | 14 anos)

16h – “Dama das Camélias” - (Camille), de George Cukor (1937 | EUA | 108min. | 18 anos)

18h – “Ninotchka” - de Ernst Lubitsch (1939 | EUA | 110min. | 16 anos)

- Lançamento da nova edição dos “Cadernos de Literatura Brasileira” dedicada a Carlos Drummond de Andrade.

20h - Bate-papo com os poetas Eucanaã Ferraz e Ferreira Gullar e Ivan Marques, professor de literatura brasileira da FFLCH-USP.

Mediação: Luiz Fernando Vianna

Entrada gratuita

. Distribuição de senhas a partir das 19h.

DIA D - Dia Drummond